terça-feira, 18 de outubro de 2011

Maestro John Neschling rege concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

A Orquestra Sinfônica do Paraná traz ao palco do Guairão mais dois importantes representantes da música erudita: o maestro brasileiro John Neschling e o pianista polonês Piotr Banasik. Ambos são convidados para o concerto desta quarta-feira (19), que será realizado às 20 horas.

John Neschling assumirá a regência da Orquestra nesta apresentação, com repertório composto por três obras. A primeira é Abertura Concertante, do compositor e regente brasileiro Camargo Guarnieri. A segunda peça será Concerto nº 1 para Piano, de Franz Liszt, que terá Piotr Banasik como solista. Para encerrar, a Sinfonia n° 2 em Re maior, Op.73, de Johannes Brahms.

Convidados – John Neschling nasceu no Rio de Janeiro em 1947. Começou a estudar piano muito cedo e logo seguiu a vocação para a regência. Foi diretor artístico de diversos teatros, entre eles o Teatro São Carlos, em Lisboa, o Teatro Massimo, em Palermo, e a Ópera de Bordeaux, além dos teatros municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ganhou diversos concursos internacionais de regência e esteve à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo durante doze anos, nos quais elevou o grupo a níveis internacionais.

Piotr Banasik formou-se em 2005, com a mais alta distinção, na Academia de Música de Katowice e, desde então, participa de numerosos master classes. Já ganhou inúmeros prêmios e menções honrosas em concursos e festivais na Polônia em outros países, tais como a Medalha do “International Maria Canals Competition” em Barcelona, e o 1° prêmio no “Young Musicians Festival in Gdańsk” (2002). Desde 1998 realiza recitais e se apresenta como solista em concertos sinfônicos em diversos países, além de fazer gravações solo para a rádio e a televisão polacas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário