sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Coleção Brasiliana Itaú está em cartaz no MON

Uma das mais completas coleções relacionadas à cultura brasileira, a Brasiliana Itaú, está em exposição no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Quase 300 itens estarão distribuídos nos mil metros quadrados das salas Tarsila do Amaral e Guignard. A coleção é resultado do interesse de Olavo Setúbal (1923-2008), executivo do Itaú, pelas manifestações culturais do país. “Setúbal formulou o projeto de construir uma grande coleção de peças de natureza diversa, inteiramente dedicada ao Brasil, à sua história, à arte e à literatura, batizando-a de Brasiliana Itaú”, afirma Pedro Corrêa do Lago, o curador da exposição.

A mostra está dividida em sete núcleos que contemplam os conteúdos do século 16 até o século 20. São desenhos, gravuras, primeiras edições de obras literárias, manuscritos, objetos e entre as curiosidades há uma luneta que pertenceu a Santos Dumont.

A diretora do Museu Oscar Niemeyer, Estela Sandrini, afirma que essa exposição vai viabilizar ao público um olhar sobre o passado, que pode proporcionar conhecimento e uma redescoberta do Brasil. “Vamos entrar em contato com documentos e parte significativa do legado cultural que nos explica e nos decifra”, diz Estela.

Anteriormente, a Brasiliana Itaú esteve em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília. “Agora o Paraná confirma a sua vocação de ser um Estado de caminhos ao abrir espaço para esta exposição itinerante, verdadeiro marco no calendário das artes visuais”, completa Estela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário