sábado, 15 de outubro de 2011

Os professores no cinema

O professor sempre foi um dos personagens preferidos do cinema e normalmente seus filmes fizeram sucesso. Normalmente, o professor assumia a turma mais rebelde da escola e misturava o papel de professor com o de pai e psicólogo. Mas o cinema mostrou-o também em comédias, musicais e até em aventuras. Todos, à sua maneira, revolucionaram a vida de seus alunos. E, claro, de muitos espectadores.
Sem puxar muito pela memória, lembramos de professores famosos como Mark Thackeray (Sidney Poitier), um engenheiro desempregado e aceita dar aulas até conseguir um emprego em Ao Mestre Com Carinho. Ou o bem-humorado e extrovertido John Keating (Robin Williams), em Sociedade dos Poetas Mortos, que mudou a vida de um grupo de jovens estudantes que passaram a viver a filosofia ‘carpe diem’ (aproveite o dia).
Os professores do filme francês Entre os Muros da Escola propõem uma profunda e pertinente reflexão sobre o ensino contemporâneo. A escola parece ensinar, atualmente, da mesma forma que educava os alunos no século XIX. A tradição parece não dar conta dos alunos globalizados, críticos e desafiadores que estão na sala de aula. O ator François Bégaudeau, que vive o professor François Marin é o autor do livro que deu origem ao filme
O Clube do Imperador relata a história de um professor de Cultura Latina (Kevin Kline), que forma um clube em que tenta moldar a personalidade dos alunos usando os bons exemplos dos personagens históricos. Em Meu Mestre, Minha Vida, o arrogante e autoritário professor Joe Clark (Morgan Freeman) é convidado por um amigo a assumir o cargo de diretor na problemática escola. Já vimos essa história...
Hilary Swank, Julia Roberts e Michelle Pfeiffer ensinaram em ambientes sociais problemáticos e violentos. Em Escritores da Liberdade, uma jovem professora, Erin ( Hilary Swank), revoluciona os métodos de ensino ao entregar aos seus alunos um caderno para que escrevessem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares. Situado nos anos 1950, O Sorriso de Mona Lisa traz Julia Roberts na pele de uma professora de História da Arte contra o conservadorismo da sociedade. Ela tenta fazer suas alunas fugirem da sina de se tornar donas de casa submissas depois de completar os estudos. Em Mentes perigosas, Michelle Pfeiffer vive a professora LouAnne Jonhson, uma ex-fuzileira naval que demonstra o verdadeiro valor da educação aos alunos que até então não tinham interesse pelos estudos.
O bom-humor também vai às aulas. No filme A Escola de Rock, o músico Dewey Finn (Jack Black), se passa por professor para ganhar um dinheiro extra e acaba descobrindo que seus alunos têm talento para a música. Em suas aulas, o assunto é rock. O Professor Aloprado já foi vivido por Jerry Lewis e Eddie Murphy. Ele é atrapalhado, tímido, sem vida social e constantemente alvo de brincadeiras dos alunos. Até que um dia ele testa uma nova experiência para torná-lo uma pessoa elegante, charmosa, inteligente e irresistível com as mulheres.
Como estes, muitos atores já foram professores na telona. Fácil de lembrar de Harrison Ford (Indiana Jones), Arnold Schwarzenegger (Um Tira no Jardim de Infância), Jodie Foster (Anna e o Rei), Patrick Stewart (X-Men), Imelda Staunton (Harry Potter e a Ordem da Fênix), Helen Mirren (Tentação Fatal), Judi Dench (Notas Sobre um Escândalo), Michael Redgrave (Nunca Te Amei), Jeffrey Jones (Curtindo a Vida Adoidado), Richard Dreyfuss (Mr. Holland: Adorável Professor), Anne Bancroft (O Milagre de Anne Sullivan), Edward James Olmos (O Preço do Desafio), Glenn Ford (Sementes de Violência) e... bem, essa lista vai longe...
Essa brincadeira foi uma forma de homenagear os professores. Os que me ensinaram, os que ensinaram meus filhos, os que ainda são amigos e as amizades que fiz com mestres através do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário