segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

19º Edição do Cândido discute os rumos da crônica brasileira contemporânea

A crônica é o destaque da edição de fevereiro do jornal Cândido, da Biblioteca Pública do Paraná. No especial deste mês, estudiosos e autores discutem aquele que é considerado o gênero literário “tipicamente brasileiro” e seus novos rumos – da poesia cotidiana de Rubem Braga no início do século XX ao bom-humor de Luiz Fernando Verissimo nos dias atuais.
Um dos cronistas mais longevos em atividade, Affonso Romano de Sant'Anna fala sobre as transformações sofridas pela crônica nos últimos 50 anos e critica a profusão de comentários “travestidos” de crônicas nos grandes jornais. A maestria de Nelson Rodrigues como cronista esportivo é assunto de um artigo que relembra suas frases e personagens do mundo do futebol.
O redator-chefe da revista National Geographic, Matthew Shirt, conta sua primeira experiência como cronista, durante a Copa do Mundo nos Estados Unidos, em 1994. A geração mineira que reinventou a crônica na segunda metade do século XX também é resgatada pelo escritor Carlos Herculano Lopes.
A 19ª edição do Cândido traz ainda uma entrevista com o poeta Antonio Cicero (que fala sobre a influência da filosofia em sua obra, entre outros assuntos) e poemas inéditos do gaúcho Ricardo Silvestrin e do carioca radicado em Curitiba Otto Winck. No “Perfil do Leitor”, o diretor de teatro Marcio Abreu fala da confluência das obras de Paulo Leminski e Julio Cortázar em suas peças. Destaque também para a colaboração de Luiz Felipe Leprevost na seção “Em Busca de Curitiba”.
O Cândido tem tiragem mensal de dez mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. Também é enviado, via correio, a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no seguinte endereço: www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário