quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Curitiba adere ao Sistema Nacional de Cultura

Curitiba é mais uma cidade brasileira a fazer parte do Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC). Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (28) no Salão de Atos do Parque Barigui, o prefeito Gustavo Fruet assinou o documento de adesão da capital ao sistema, juntamente com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli, e o procurador-geral do município, Joel Macedo. Também participaram do evento diversas autoridades políticas do estado e do município.
 Curitiba sempre esteve na vanguarda da cultura e continuará com esse brilho após a adesão ao Sistema Nacional de Cultura. É através desse instrumento que o governo brasileiro repassa diretamente aos municípios e estados os recursos federais da cultura”, destacou Marta Suplicy. Com a adoção ao sistema, a Prefeitura de Curitiba, através da Fundação Cultural, deve criar um fundo de cultura para receber os repasses do MinC e um conselho municipal para elaborar o plano de cultura da cidade. “O Sistema Nacional propicia a discussão da cultura por todas as cidades e estados do Brasil”, lembrou.
 A cultura está entre as novas demandas e desafios do país. Na nossa gestão, a área cultural será valorizada e terá a mesma prioridade que áreas como educação, saúde e segurança”, afirmou Fruet. “Vamos ampliar nossa ação na cultura e priorizar algumas regiões da cidade que não dispõem de equipamentos públicos culturais, contribuindo para seu processo de inclusão e valorização”, completou.
O prefeito citou, ainda, como iniciativas culturais da cidade o projeto Educultura, que vai permitir o acesso dos profissionais de educação de Curitiba à produção cultural, além de incentivar que a cultura seja uma ferramenta importante no processo pedagógico das escolas; e o projeto Portal do Futuro, com locais que reunirão atividades esportivas, educacionais e culturais nos bairros da cidade, com atividades de contraturno das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário