quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cinema japonês em cartaz na Cinemateca de Curitiba

A Cinemateca, uma das unidades da Fundação Cultural de Curitiba, oferece ao público um panorama do cinema japonês com a mostra “100 Anos da Produtora Nikkatsu”. O evento, realizado em parceria com o Consulado Geral do Japão em Curitiba, tem sessões gratuitas, de 1º a 10 de março, reunindo produções que tiveram forte influência na vida e na cultura japonesas, retratando, cada qual em sua época, as visões multifacetadas da sociedade daquele país.
A história da produtora teve início em 1912, quando quatro grandes organizações japonesas do setor cinematográfico se uniram para formar a “Nihon Katsudou Syashin Kabushi Kaisha”. Mais conhecida como “Nikkatsu”, a empresa de produção e divulgação de filmes mais antiga do Japão sempre apostou em novidades, sobrevivendo a épocas conturbadas de catástrofes naturais, tempo de guerra e o pós-guerra.
Em 100 anos, a Nikkatsu produziu mais de sete mil filmes, lançou atores e diretores que tiveram seus nomes marcados para sempre na história do cinema japonês e, ainda hoje, continua respondendo por iniciativas que sustentam a indústria cinematográfica do Japão. A mostra programada para a Cinemateca revela a trajetória rica e turbulenta da Produtora Nikkatsu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário