terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Jardim das Sensações, no Jardim Botânico, atrai visitantes do Brasil e exterior

Sentir a textura e o aroma de uma planta ou identificar uma flor apenas pelo toque. Essas experiências são incentivadas no Jardim das Sensações, atração localizada dentro do Jardim Botânico de Curitiba e que recebe em média 360 mil visitantes a cada ano.
 No mês passado (janeiro de 2013), registramos um público recorde de 35 mil pessoas”, informou a bióloga Ely de Moraes Marcelino, chefe de divisão do Jardim Botânico. Ela explicou que a média de visitantes vem crescendo gradativamente.
Quando o Jardim das Sensações foi inaugurado, em dezembro de 2008, recebíamos 15 mil visitantes por mês. “Hoje, chegamos a ter 3 mil pessoas num único sábado ou domingo”, contou Ely. “Muitos turistas querem conhecer o Jardim das Sensações”.
Todas as plantas estão identificadas, inclusive em braile. O percurso pode ser feito com vendas descartáveis, fornecidas na entrada do próprio local. Entre as plantas mais adoradas pelos visitantes estão a alfavaca, que possui um aroma delicioso, e a orelha de lebre, pela textura de bichinho de pelúcia.
O objetivo de vendar os olhos é possibilitar ao visitante um contato mais intenso com as texturas, formas e aromas das plantas. “É uma experiência única que se leva para a vida”, explicou Ely. “As pessoas passam a valorizar ainda mais o que elas têm e se tornam mais sensíveis às causas dos outros”, comentou.
A entrada para percorrer o Jardim das Sensações é gratuita e o espaço fica aberto de terça a domingo, das 9 às 17 horas. Monitores auxiliam e orientam os visitantes. O Jardim Botânico de Curitiba fica localizado na Rua Engenheiro Ostoja Roguski, 690, fone 3362-1800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário