terça-feira, 14 de março de 2017

Museu de Arte Contemporânea-PR abre duas exposições no mês de março

No dia 16 de março abrem no Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) as exposições “Anos 60/70: Um Panorama”, com curadoria de Ronald Simon; e “Bicicleta”, do fotógrafo Eduardo Nascimento. Ambas permanecem em cartaz até o dia 21 de maio de 2017. A entrada é gratuita.
A mostra “Anos 60/70: Um Panorama” é composta por obras pertencentes aos nomes mais emblemáticos dessas duas décadas e que compõem o acervo do museu. Para o curador Ronald Simon há certa homogeneidade entre as obras neste período em questão. “Se nos ativermos a um período específico, no caso anos 1960 e 1970, o acervo acaba nos revelando certas semelhanças estéticas e utilização de meios que apontam para algumas tendências de determinado momento da história da arte contemporânea brasileira”, comenta. Com obras de Ana Maria Maiolino, Antonio Dias, Carlos Zílio, Marcelo Nitsche, Pedro Escosteguy, Pietrina Checcacci, Rubens Gerchman, Solange Escosteguy e Tomoshige Kusuno, a mostra deve ser vista como um breviário de tendências da época, que acabaram repercutindo nos Salões Paranaenses.
Na exposição “Bicicleta”, o artista plástico e fotógrafo Eduardo Nascimento nos leva para um passeio sobre duas rodas por meio das fotografias. Revisitando seu arquivo, Nascimento redescobriu em meio a clicks das últimas quatro décadas, elas, que sempre estiveram infiltradas em outros temas. Sorrateiramente ou como destaques, as bicicletas têm se instalado confortavelmente e com frequência no campo de visão do fotógrafo, em todos os lugares, do Amazonas à Itália, de Havana à Paris. E, agora, as já centenárias magrelas podem ser contempladas no MAC-PR.

Sobre Eduardo Nascimento - Nascido em Antonina-PR em 195, atua nas áreas das artes plásticas, fotografia e design gráfico. Graduado em Pintura e Licenciatura em Desenho pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1977-1979), é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (1994). Professor aposentado do Departamento de Design da UFPR, já participou das mais importantes mostras de arte e fotografia no Brasil.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná está situado na rua Desembargador Westphalen, 16, Centro e está aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, domingo e feriado das 10h às 16h. Mais informações: www.mac.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário