sexta-feira, 17 de março de 2017

Regina Kotaka lança livro “Balés Ilustrados” no Guairinha

A bailarina Regina Kotaka autografa nesta sexta-feira, 17, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha), o livro “Balés Ilustrados: Uma Enciclopédia Para Dança Clássica - Volume 1”. O lançamento será às 20h30 seguido da apresentação do espetáculo de dança-teatro "La Cena", com o G2 Cia de Dança. Os autógrafos acontecerão após a apresentação. A entrada é gratuita e o lançamento tem o apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra. Regina foi bailarina do Balé Teatro Guaíra e solista em companhias de Portugal e da Alemanha.
A ideia do livro surgiu para dar suporte teórico a estudantes e apaixonados por balé. Está pronto para ser usado por professores em sala de aula ou em casa por alunos e pais”, disse. O livro colorido, de 288 páginas, foi produzido após Regina, formada em dança pela Universidade Estadual do Paraná, ter sido contemplada em 2014 com o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, do Governo Federal.
O livro - que custa R$ 80,00 - tem ilustrações de passos e sequências de dança feitas pela própria artista, que, além de bailarina, é ilustradora infantil. A pesquisadora de comunicação e linguagens, e responsável pelo prefácio do livro, Cristiane Wosniak, diz que a obra é uma boa oportunidade para aproximar a teoria aplicada em sala de aula da prática. “O livro ajuda a divulgar os valores do balé clássico. A correta postura e o alinhamento corporal, o uso da respiração na execução das sequências de movimento, as noções de equilíbrio, flexibilidade, elasticidade e coordenação motora”.
Esta é a segunda obra literária de Regina, dando continuidade a uma série de balés ilustrados produzidos pela artista. Em 2012, ela lançou "Giselle", história em quadrinhos baseada em um dos maiores clássicos da dança. A peça homônima conta a vida de uma camponesa que morre após descobrir que o príncipe por quem havia se apaixonado iria se casar com outra.
A obra, com ilustrações que fizeram sucesso no mundo da dança, sobretudo o trecho que retrata as Wilis, grupo de mulheres sobrenaturais que leva homens à morte pela dança, está esgotada, pois se transformou em livro de cabeceira das pequenas bailarinas. Processo de criação Para fazer as ilustrações, além da própria experiência como bailarina, Regina teve a colaboração de colegas, que posaram e executaram os movimentos para que ela retratasse a arte de maneira compreensível.
Para o texto, a artista buscou referências em obras estrangeiras, já que quase não havia material em português. A combinação de imagens e textos permite conhecer melhor a base teórica da técnica clássica e a terminologia correta. “Na faculdade havia uma matéria chamada terminologia da dança clássica e quase não havia material de pesquisa que pudéssemos usar para tirar nossas dúvidas. Foi aí que percebi a necessidade de se produzir algo do gênero”, conta.
Ela espera que este livro reate a relação entre o público e a dança clássica “Quero que a nova geração ajude a fortalecer a cultura do balé clássico no Brasil e que o livro desmistifique a arte erudita, porque tem o conteúdo que estava faltando de uma maneira acessível. O balé, apesar de seus códigos, não é uma arte engessada, tudo depende da maneira com a qual os bailarinos, professores e educadores atualizam o entendimento da dança clássica e o transportam para a contemporaneidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário