terça-feira, 21 de março de 2017

Uma semana de eventos gastronômicos e culturais gratuitos para celebrar a Francofonia

O mundo inteiro comemora, no dia 20 de março, o Dia Internacional da Francofonia. Mas o que é isso? “A Francofonia é uma comunidade linguística que envolve todas as pessoas que falam a língua francesa e que têm aspectos culturais semelhantes, mesmo estando em diferentes continentes”, esclarece Bertrand Lacour, diretor da Aliança Francesa de Curitiba.
Na capital paranaense, a comemoração dura uma semana, de 20 a 25 de março, com programação cultural e gastronômica gratuita e aberta ao público.  A novidade é o edital “Caça Talentos”, criado pela Aliança Francesa, para promover projetos de alunos. “Espalhar a cultura francófona já é nossa missão, mas se de alguma forma pudermos incentivar o surgimento de novas ideias relacionadas ao tema, melhor ainda. Esse é o motivo de termos criado o “Caça Talentos”, vamos premiar com R 5 mil, o ganhador do melhor projeto”, explica Dayana Belmont, gerente de marketing da instituição.

Programação - Durante toda a semana, de 20 a 25 de março, das 9h às 21h, os visitantes poderão ver uma exposição fotográfica sobre a Síria, chamada “Syrie, paradis francophone perdu”, acervo da professora Viviane Ribeiro.
Na segunda-feira (20), das 19h às 21h, tem aula sobre a culinária da região de Provença, no sul da França, com Bianca Zbuinovicz.
Na terça-feira (21), das 19h às 21h, tem aula sobre a culinária das Antilhas com Muriel Tenga; e palestra sobre “Estudar na França”, com o representante do Campus France no Paraná. Em paralelo, na Cinemateca, será transmitido o filme “Kirikou et la sorcière & Le roi et l’oiseau”.
Na quarta-feira (22), das 19h às 21h, tem aula sobre a culinária de Marrocos, com Mehdi Achek El Idrissi. Das 10h ao 12h, quem preferir pode participar do concurso internacional de criação literária em francês, “Plume d´or”, e ainda concorrer a uma semana em Paris. Na Cinemateca, em exibição às 16h, o filme “Comment j’ai détesté les maths” e às 19h, “Versailles”.
Na quinta (23), das 19h às 21h, tem degustação de vinhos franceses com Ronan Kerrest. Ao mesmo tempo, acontece palestra sobre “Estudar no Canadá” com representante da Embaixada do país. Na Cinemateca, roda o longa “Il était une forêt”, às 19h.
Na sexta (24), a aula de culinária é sobre a Bélgica, com Cecília Reydams, das 19h às 21h. Ao mesmo tempo, o duo Lilian e Layane (participaram do The Voice Brasil), fazem um pocket show ao vivo. Na Cinemateca, às 16h, passa “Seraphine” e às 19h, “La belle saison”.
No sábado (25), a programação é encerrada com o Cineclube Aliança Francesa, na Cinemateca, com a transmissão do filme “Les Conquerants”, às 19h.

Informações e inscrições no site www.afcuritiba.com.br ou pelo telefone 3223-4457.

Nenhum comentário:

Postar um comentário