sábado, 18 de julho de 2020

Antigo instrumento de cordas é destaque em novo vídeo do Ônibus da Cultura


A programação virtual do Ônibus da Cultura nesta semana é embalada pela música árabe. Em suas redes sociais, o projeto disponibilizou uma gravação feita pela orquestra feminina Ladies Ensemble, que interpreta o tema árabe-andaluz “Magaya”, com destaque para solista Myria Tokmaji, refugiada síria radicada em Curitiba, que toca o Qanun, instrumento de cordas que é considerado um dos mais antigos do mundo.
A performance foi gravada com cada integrante tocando de sua própria casa. O vídeo pode ser assistido gratuitamente no Instagram e Facebook do Ônibus da Cultura e no canal do YouTube do Solar do Rosário.
Nascida em Aleppo, cidade da Síria arrasada pela guerra, Myria Tokmaji está em Curitiba há sete anos. Junto com toda a família veio recomeçar a vida no Brasil. Ela é especialista em tocar o Kanun, ou Qanun, instrumento com  78 cordas, cuja origem remonta ao século X. O exótico e encantador som que emite conquistou logo na primeira audição a fundadora da orquestra Ladies Ensemble, Fabiola Bach Akel, que a conheceu num concerto solo na cidade.
Depois de muita pesquisa, uma vez que a escala musical do Kanun é bem diferente dos instrumentos ocidentais, Myria foi integrada a Ladies Ensemble. O resultado é uma fusão musical que mistura a tradição erudita da orquestra curitibana com a música mundial.
É um encontro musical de diferentes povos. E a faixa escolhida para este vídeo também ressalta isso. A Andaluzia, na Espanha, ficou sob domínio mouro por quase 800 anos. Com isso, a influência oriental é muito grande. Magaya é um tema tradicional muito bonito e que nos remete aos tempos medievais e a heranças culturais de grande força”, afirma Fabiola Bach Akel.
Nas redes sociais do Ônibus da Cultura, o público ainda encontra outros conteúdos culturais, como vídeos sobre curiosidades, artistas e história da capital paranaense.
Fundado há dois anos, o projeto é composto por dois veículos do transporte coletivo que foram adaptados como unidades culturais móveis: o Ônibus Palco e o Ônibus Museu, que levam programação gratuita para os bairros de Curitiba. Com as atividades paralisadas no momento devido à pandemia da covid-19, estão sendo divulgados conteúdo on-line inspirados nos seus acervos e feitos por artistas parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário