quinta-feira, 9 de julho de 2020

Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba realiza encontros remotos durante a pandemia


Mesmo com a pandemia do Coronavírus, o NPA – Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba tem conseguido dar continuidade ao trabalho. O isolamento social não impediu os encontros que, desde março, têm acontecido de forma remota e têm sido bem produtivos. O desenvolvimento dos projetos selecionados para a edição de 2020 tem sido acompanhado virtualmente pelos orientadores do Núcleo, o roteirista Daniel Tavares, que vive em Fortaleza/CE e a cineasta curitibana Jessica Candal Sato. Os encontros são gratuitos e têm sido realizados a cada três semanas com o objetivo de oportunizarem orientações e desenvolvimento dos roteiros e ideias, cultivando a troca a partir da fala e da escuta entre os roteiristas.
O formato online tem sido bem produtivo durante a pandemia, pois nossos roteiristas têm tido mais tempo para se dedicarem aos seus projetos e ao processo em geral”, conta Marcelo Munhoz, coordenador do NPA.
Ao longo dos seis meses, de fevereiro a agosto, o projeto previa também o oferecimento de mais três masterclasses com profissionais de renome da área, abertas ao público, além da inaugural realizada em fevereiro. Com as mudanças, a coordenação do Núcleo está reformulando o formato e viabilizando a execução online o que possibilita o aumento no número de masterclasses e variedade de assuntos.
Estamos levando o projeto para a internet. Se, por um lado, perdemos uma parte dos encontros presenciais, por outro, teremos um alcance maior de público e de resultados, além de oferecer uma opção cultural relevante em tempos de quarentena”, ressalta Munhoz.
Apesar da tendência de todos os encontros serem virtuais, assim como as masterclasses, a equipe quer realizar a Mostra Final, evento onde os roteiros são apresentados ao público e às produtoras da cidade, de forma presencial, caso a situação sanitária do país esteja normalizada.
O momento é muito pesado, mas encaramos a escrita e o cinema como trincheiras possíveis. O momento é de mapear tais trincheiras e ocupá-las. A arte é um elemento poderoso”, diz Daniel Tavares, orientador do NPA.
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná. Apoio: COPEL. Conta ainda com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

SOBRE A TAMBOR MULTIARTES - O NPA é uma iniciativa da Tambor Multiartes e teve origem no Núcleo de Dramaturgia Cinematográfica do SESI/PR e no Núcleo Audiovisual SESI/PR que formou roteiristas e ajudou a desenvolver projetos de 2012 a 2015. O Núcleo de Crítica de Cinema em 2016 veio consolidar a formação de pensamento sobre a realização audiovisual. Outro projeto realizado pela Tambor foi o Ficção Viva que trouxe importantes cineastas ibero-americanos para ministrar oficinas de roteiro em Curitiba, como Karim Aïnouz, Kleber Mendonça, Guillermo Arriaga (México), Lucrecia Martel (Argentina) e Pedro Costa (Portugal).
Marcelo Munhoz, um dos coordenadores geral do NPA, além de fundador da Tambor, foi um dos idealizadores do Projeto Olho Vivo que realizou o Ponto de Cultura Minha Vila Filmo Eu, trabalho de ensino de cinema na Vila das Torres, em Curitiba, que obteve reconhecimento nacional. A Tambor Multiartes realizou ainda o documentário A Grande Nuvem Cinza, com direção de Marcelo Munhoz. Para saber mais visite o site www.tambormultiartes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário