terça-feira, 14 de julho de 2020

Descubra a história do Paraná em ebooks gratuitos do Museu Paranaense


Quer saber mais sobre a história do Paraná? O Museu Paranaense disponibiliza em seu site diversos livros, com download gratuito, escritos por pesquisadores e historiadores. As obras abordam o surgimento e desenvolvimento do estado em diversas áreas e personagens e movimentos que fizeram parte dessa trajetória.
Os livros estão disponíveis no site do Museu Paranaense, em Serviços/Edições do Museu Paranaense. Você também pode acessar por este link.
A coleção “Teses do Museu Paranaense” tem 13 volumes. Sãos estudos feitos a partir do acervo do museu ou de pessoas ligadas à instituição. Entre os assuntos estão arqueologia, participação da igreja nas eleições de 1954, história do bairro Santa Felicidade, o movimento do Contestado, comunidades quilombolas e a participação do museu na exposição antropológica brasileira de 1882.
Já a coleção “Histórias do Paraná”, organizada em parceria com a Universidade Federal do Paraná, tem oito títulos que tratam de acontecimentos e personagens que fizeram parte da história do Paraná. Uma das obras, “O Macabeu: Imigração e Identidade Judaica no Paraná”, de Michel Ehrlich, fala sobre os mais importantes antecedentes para a construção da identidade moderna judaica, e descreve a chegada, adaptação e integração dos judeus no Brasil, especialmente, em Curitiba.
No livro “Entre Sapatos e Livros: A Trajetória de um Sapateiro na Militância Comunista em Paranaguá/PR – 1935 a 1964”, de Thiago Possiede, que faz parte da coleção, o autor conta a história do sapateiro Antonio Rocha. Seus hábitos de leitura ficaram tão famosos que ele acabou sendo orientador de trabalhos acadêmicos na cidade.
Outra obra da coleção é “Imaginário da Formação do IV Reich: América Latina Após a 2ª Guerra Mundial”. O autor Marcos Meinerz fala sobre uma suposta conspiração que teria acontecido com o líder nazista Hitler e seus subordinados para formar o IV Reich, inclusive, com ajuda de imigrantes alemães na cidade de Marechal Cândido Rondon, no interior do Paraná.

REEDIÇÕES - O site ainda tem mais uma coleção diferente com o mesmo título “Histórias do Paraná”, mas os PDFs desses ebooks estão com uma qualidade inferior, dificultando um pouco a leitura. São segundas edições de cinco livros publicados originalmente em 2001, pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná, que apresentam conhecimentos e interpretações da História Regional, abordando diversos aspectos que conferiram identidade ao estado.
As obras disponíveis são: “Paraná: Ocupação do Território, População e Migrações”, por Sergio Odilon Nadalin; “Vida Material, Vida Econômica”, por Carlos Roberto Antunes dos Santos; “Cultura e Educação no Paraná”, por Etelvina Maria de Castro Trindade e Maria Luiza Andreazza; “Paraná: Política e Governo”, por Marion Brepohl; e “Urbanização e Industrialização do Paraná”, por Dennison de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário