quinta-feira, 9 de julho de 2020

Jornal Cândido traz especial sobre o centenário de Clarice Lispector


Clarice Lispector, que completaria 100 anos no próximo mês de dezembro, é o assunto de capa da nova edição do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná. O escritor e crítico José Castello abre o especial do mês com um relato sobre sua paixão pela obra de Clarice, incluindo seus encontros com a autora. Em entrevista ao jornalista Jonatan Silva, a ensaísta Vilma Arêas - autora do livro “Clarice Lispector com a Ponta dos Dedos” - fala sobre a universalidade de seus livros e os rótulos que ainda hoje rondam seu legado literário. E a repórter Helena Carnieri mostra a relação da escritora com o teatro, seja como tradutora de peças ou por meio da adaptação de seus textos para os palcos.
Outros destaques do Cândido 107: Yuri Al'Hanati discute, na coluna Pensata, a crítica literária apresentada no YouTube; Jocê Rodrigues resgata a história de sucesso de “O Nome da Rosa” (Umberto Eco), livro que completa 40 anos de publicação; e Rodrigo Garcia Lopes fala de seu método de criação no espaço De Escritor para Escritor — além de encerrar a edição com um poema inédito, de seu próximo livro. O jornal ainda traz HQ de Luna Buschinelli, fotos de Andre Wormsbecker e poemas de Edimilson de Almeida Pereira e Ian Curtis (traduzidos por André Caramuru Aubert). Todas as ilustrações são de Carolina Vigna.
Em razão do fechamento temporário da Biblioteca Pública do Paraná (que segue orientação do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus), a distribuição de exemplares impressos do Cândido está suspensa até o retorno das atividades da instituição. O jornal pode ser lido em seu novo site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário