sexta-feira, 31 de julho de 2020

Cine Passeio tem programação variada na semana


Exatamente três meses atrás, em 30 de abril, impelidos pela pandemia, o Cine Passeio lançou a primeira sala de cinema virtual do Brasil, a Sala Cine Vitória. De lá para cá, o frequentador do Cine Passeio, teve à disposição gratuitamente, a cada semana, pelo menos quatro programas diferentes, alguns com mais de um filme, e pode contar com mais de 100 títulos para ajudar a enfrentar esta quarentena. O Cine Vitória fez sucesso e está inspirando o surgimento de diversas outras salas semelhantes ao redor do país.
Nesta semana, a décima-quarta da Sala Cine Vitória, o programa apresenta cinco sessões bem especiais. No âmbito da Mostra Curitiba de Cinema DOC, em que é feito um levantamento da ótima produção documental do cinema curitibano, o destaque é o longa-metragem “Construindo Pontes”, de Heloísa Passos, antecedido pelo curta-metragem “Ferradura”, de Bea Gerolin. São filmes delicados, que abordam de maneira muito sensível as relações familiares. Na continuidade da Mostra Rogério Sganzerla, será apresentado “Nem Tudo É Verdade”, de 1986, em que Sganzerla mistura documentário e ficção para falar sobre a visita do grande cineasta Orson Welles ao Brasil. Já na Mostra Zé do Caixão o filme da semana é “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”, de 1968, um filme composto por três curtas-metragens e que é considerado, por muitos, o precursor do formato multimídia no Brasil. Completam a programação da sala dois filmes recentes: o austro-alemão “A Tabacaria”, em que o inesquecível Bruno Ganz interpreta Sigmund Freud numa Viena às portas da Segunda Guerra Mundial; e o delicioso passeio gastronômico proporcionado pelo tocante drama cingapuriano “Lámen Shop”, de Eric Khoo.
Na Sala Cine Plaza, em que são disponibilizados filmes inéditos e pagos, acontecem duas estreias, os dramas “A Escolha”, dirigido pela estoniana Lina Trishkina, e “O Prisioneiro”, filme norte-americano dirigido por Paul Kampf. Continuam em cartaz a comédia americana “Armadas e Perigosas”, de Srikant Chellappa, o premiado drama de guerra tcheco “O Pássaro Pintado”, de Václav Marhoul, o drama americano “Professor”, de Adam Dick e a ficção-científica japonesa “Ultraman R&B - O Filme: O Cristal da União”, de Masayoshi Takesue.
Todos os filmes estão disponíveis no site www.cinepasseio.org.
No Conversas Sobre Cinema de sábado (1°), o jornalista e professor Paulo Camargo nos falará de um dos mais importantes cineastas brasileiros da atualidade, na aula “O cinema de masculinidades de Beto Brant”.
E na segunda-feira (3) você poderá acompanhar, no Podcast Passeio, um bate-papo que é quase uma música, com o maestro e compositor vencedor do prêmio Grammy Ruriá Duprat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário