domingo, 24 de julho de 2011

Em recital solo, Rodolfo Richter transita entre a música barroca e contemporânea

A CAIXA Cultural apresenta o violinista curitibano Rodolfo Richter, no dia 26 de julho na Série Solo Música. O recital, intitulado “Conversas entre um passado distante e recente”, propõe um diálogo entre a música barroca e contemporânea, com trabalhos escritos originalmente para violino solo. Richter toca obras dos compositores barrocos Telemann, Biber e Tartini e dos contemporâneos Carter, Cage e Penderecki, trabalhos raramente apresentados em Curitiba.

A Série transita pelos diversos gêneros musicais, com recitais programados para ressaltar a diversidade cultural. É em função deste contraste que o público enxerga as qualidades de cada artista e aprecia as diferenças de estilo e personalidade. “Richter é curitibano e hoje um artista bem sucedido na Europa, solista em grupos e orquestras importantes”, enfatiza Álvaro Collaço, produtor da Série.

Richter abre o recital com a “Fantasia nº 1”, de Georg Telemann (1681-1735), seguido de “Riconoscenza per Goffredo Petrassi”, de Elliott Carter (1908). O programa musical prossegue com outra fantasia de Telemann, a nº 4, “Cheap Imitation”, de John Cage (1912-1992) e a “Passacaglia”, de Henrich Biber (1644-1704). A segunda parte traz duas músicas: “Cadenza” de Krzysztof Penderecki (1933) e a “Sonata” de Giuseppe Tartini (1692-1770).

O recital acontece no Teatro da CAIXA (Conselheiro Laurindo, 280), às 20h30. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia, conforme legislação e correntista Caixa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário