quinta-feira, 28 de julho de 2011

MON inaugura espaço para artistas paranaenses

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura neste sábado (30), às 11 horas, a Sala Referência do Acervo e Ação Educativa. O espaço vai homenagear, a cada seis meses, um artista local que possua obras no acervo do museu. O primeiro homenageado é o escultor Erbo Stenzel. Esculturas, gravuras e desenhos dele ficam em exposição até janeiro de 2012. Familiares do artista estarão presentes na cerimônia de abertura da mostra.

Embora a maioria dos curitibanos não conheça Erbo Stenzel, todos estão constantemente em contato com o artista por meio de suas obras espalhadas pelas praças de Curitiba na forma de bustos de personalidades locais”, aponta o historiador Ricardo Freire, do MON.

O mais importante projeto de Stenzel, observa Freire, é a estátua do Homem Nu, situada na Praça 19 de Dezembro, uma referência na cidade. Erbo Stenzel, um dos mais importantes escultores do Paraná, também se destacou como professor da Escola de Música e Belas Artes.

A homenagem que o museu faz ao grande escultor é um reconhecimento justo a uma figura essencial na história da arte paranaense”, completa o historiador.

Sobrinho de Erbo, o engenheiro mecânico João Nestor Stenzel, de 69 anos, diz, em nome da família, que essa homenagem é uma prova de reconhecimento ao talento de seu tio. “Estamos satisfeitos com essa iniciativa, que valoriza o talento e a trajetória de Erbo”, afirma João Nestor. Além dele, que vive em Curitiba, outra sobrinha do artista, a bibliotecária Norma, de 73 anos, virá de Brasília para prestigiar o evento.

O ESCULTOR – O nome de Erbo Stenzel (1911-1980) é referência quando o assunto é escultura. Ele realizou bustos de personalidades como o do artista Alfredo Andersen (Praça Alfredo Andersen), o da curandeira popular do bairro Água Verde, Maria Polenta (na Praça Maria Polenta) e o do Dr. José Pereira dos Santos Andrade, (Praça Santos Andrade). A obra “Água pro Morro”, na Praça Borges de Macedo, também é de autoria do artista.

No entanto, a obra mais conhecida de Stenzel é o monumento do centenário da emancipação política do Paraná na Praça 19 de Dezembro, composto pelo obelisco, baixo-relevo e a estátua do “Homem Nu”, realizada com a parceria do escultor paulistano Humberto Cozzo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário