sábado, 2 de julho de 2011

Temas polêmicos em “Concerto para Rameirinhas”

A CiaSenhas de Teatro escolheu o sexo como tema central de seu mais novo trabalho. Por que não é lícito vender prazer? Por que é tão embaraçoso falar sobre prazer em uma sociedade que o propaga o tempo todo? Por que não sexo sem amor?
Concerto para Rameirinhas, em cartaz até 10 de julho no Teatro Novelas Curitibanas (Carlos Cavalcanti, 1222, quinta a domingo, 20h, entrada franca), sugere a reflexão de questões polêmicas como estas. Dois contos da escritora curitibana Luci Collin, “Cotação do Dia” e “Fotinha”, foram fontes de inspiração para o projeto que tem como proposta olhar para o prazer sexual a partir de um foco feminino. O trabalho foi viabilizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Fundo Municipal da Cultura - Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.
Um dos contos retrata uma mulher casada que não suporta mais sujeitar-se à estrutura convencional do casamento, no outro conto a irmã mais velha escraviza sexualmente a irmã caçula. "Acho o trabalho da Cia Senhas muito corajoso, pois se trata de uma homenagem às prostitutas. É difícil lidar com esse constrangimento, com esse desconforto que elas, as prostitutas, nos trazem, mas é uma oportunidade de denunciar a hipocrisia. E o mais interessante é que a companhia faz isso de maneira leve, jocosa. Estou muito feliz com o resultado e grata pela possibilidade dos contos não ficarem presos ao papel e se transformarem em entidades sonoras", declara Luci Collin.
Sobre o título da montagem a diretora explica que o termo rameirinha é uma forma graciosa escolhida para substituir rameira, cujo significado é prostituta. O sublime e o grotesco estão lado a lado nesta montagem que procura contrabalançar também a delicadeza e a crueldade. A dimensão dos textos de Collin trazida pela profunda humanidade dos seus personagens dialoga diretamente com a proposta de trabalho que a CiaSenhas vem desenvolvendo e buscando nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário