segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Biblioteca Pública e MIS celebram aniversário de Leminski

Nesta quarta-feira (24), o escritor curitibano Paulo Leminski completaria 67 anos. Para comemorar a data, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) e o Museu da Imagem e do Som (MIS) abrem a exposição “Clics em Curitiba”, com 24 painéis de fotos de Jack Pires associadas a poemas de Leminski. As imagens e os textos foram originalmente publicados no livro “Quarenta Clics em Curitiba”, lançado pela dupla em 1976.

Após a abertura da mostra, às 19 horas, será exibido no Auditório Paul Garfunkel o documentário “Ervilha da Fantasia – Uma Ópera Paulo Leminskiana”, do cineasta Werner Schumann.

A programação ainda conta com a leitura dramática do texto “O dia em que morreu Leminski”, escrito pelo jornalista e dramaturgo Rogério Viana, também no auditório, às 17h30. A leitura é dirigida por Léo Moita e tem participação dos atores Felipe Custódio, Val Salles e Naiara Bastos.

Jack Pires foi um fotógrafo paulista radicado durante muitos anos em Curitiba, onde desenvolveu diversas atividades na Fundação Cultural de Curitiba e trabalhou em importantes estúdios fotográficos. Realizou, nos anos 70 e 80, valiosos registros do cotidiano da capital paranaense, num estilo que foi comparado ao de Henri Cartier-Bresson. Em 1976, convidou Leminski para associar seus poemas a diversos flagrantes registrados nas praças e ruas da cidade. O resultado é um livro de grande valor artístico e documental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário