segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Curitiba perde uma das maiores cantoras líricas brasileiras

Um dos principais nomes da ópera no Brasil, a cantora lírica Neyde Thomas faleceu na madrugada desta segunda-feira (1º), aos 81 anos.
Neyde Ferreira Rio, conhecida como "Neyde Thomas", escolheu Curitiba para viver com sua família e atuar profissionalmente, trazendo como presente à comunidade curitibana, as láureas de sua singular bagagem artística, colhida na mais destacada e consistente carreira de soprano brasileira nos mais relevantes palcos da música erudita mundial.
Reverenciada do oriente ao ocidente, promoveu a imagem do Brasil, brilhando nas melhores casas de ópera da Europa e no Metropolitan Opera House. São tantas parcerias consagradas. Uma história que poucas pessoas tem o mérito e a realização de ter construído.
Contracenou com grandes nomes como Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, Cezare Siepi, Alfredo Kraus e Montserrat Caballé.
Foi orientadora vocal do Coral da Camerata Antiqua de Curitiba. Graças ao seu trabalho e à parceria madura com os cantores, o nível técnico e artístico do Coro da Camerata aumentou consideravelmente, merecendo destaque nos aplausos durante a requintada e seleta programação anual.
Graças a ela, Curitiba virou um centro de ensinamento de canto e recebendo alunos do Brasil e da América Latina.
Sua atuação, durante várias décadas, nos melhores teatros da Europa e das Américas, garantiu à cantora Neyde Thomas muitos e relevantes prêmios e uma grande visibilidade em tantos países, credenciava-se como a mais demandada professora de canto lírico que atuou no País.
O velório está sendo realizado na Igreja Batista do Bacacheri. O sepultamento será nesta terça-feira ( 2), às 13h, no Cemitério Jardim da Saudade II, em Pinhais. Às 11h30, a Camerata Antiqua de Curitiba apresenta-se durante o culto que será celebrado em homenagem a Neyde Thomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário