domingo, 14 de agosto de 2011

Documentário Uma Longa Viagem vence Festival de Cinema de Gramado

O documentário Uma Longa Viagem, da cineasta Lúcia Murat, foi o escolhido pelo júri oficial como o melhor longa-metragem nacional da mostra competitiva da 39ª edição do Festival de Cinema de Gramado.
O filme conta a relação familiar da própria diretora. Lúcia Murat foi militante política e chegou a ser presa pela ditadura. Além do Kikito de melhor filme, Uma Longa Viagem levou o prêmio de melhor ator, que ficou com Caio Blat. O vencedores foram anunciados na noite de sábado (13).
Os prêmios de melhor direção e melhor roteiro foram para Gustavo Pizzi, com o filme Riscado. Pizzi divide o roteiro com Karine Teles, que também levou o Kikito de melhor atriz.
Como melhor filme estrangeiro foi escolhido Medianeiras, do argentino Gustavo Taretto. Ele dividiu o Kikito de melhor diretor estrangeiro com o mexicano Sebastián Hiriart, pelo filme A Tiro de Piedra.
Já o júri da crítica elegeu Riscado como melhor longa-metragem nacional. Os críticos também premiaram como melhor curta-metragem nacional Céu, Inferno e Outras Partes do Corpo, de Rodrigo John. Como melhor curta-metragem estrangeiro, foi eleito pelos críticos Jean Gentil, da dupla Laura Guzman e Israel Cárdenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário