quinta-feira, 1 de junho de 2017

Cinemateca apresenta mostra de documentários sobre refugiados

A Cinemateca de Curitiba apresenta a partir desta quinta-feira (1º) a mostra “Olhares Sobre o Refúgio”, com exibição até domingo (4), sempre às 19h, de produções sobre o drama de refugiados. A mostra é promovida pela ACNUR – Agência da ONU para Refugiados para marcar o Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho.
A mostra é exibida em cinco capitais brasileiras. Em Curitiba, serão apresentados quatro documentários: o curta-metragem canadense “Bem-vindo ao Canadá”; “Estou com a Noiva”, uma coprodução da Itália e Palestina; “Exodus - De Onde Eu Vim Não Existe Mais”, realização conjunta de Brasil e Alemanha; e a produção nacional “Era o Hotel Cambridge”. A entrada é franca.

PROGRAMAÇÃO

BEM-VINDO AO CANADÁ - Direção: Adam Loften e Mary Fowles (19 min, Canada/2016. Documentário)
Este curta-metragem conta a história de Mohammed Alsaleh, um jovem refugiado sírio que vive no Canadá desde 2014. Depois de ter sido preso e torturado, Mohammed busca reconstruir a vida no Canadá. Ele aconselha famílias sírias recém-chegadas pela mesma ONG de Vancouver que o ajudou durante o processo de acolhida no país.

ESTOU COM A NOIVA - Direção: Antonio Augugliaro, Gabriele Del Grande e Khaled Soliman Al Nassiry (89 min, Itália/Palestina/2014. Documentário)
Um poeta palestino e um jornalista italiano conhecem um grupo de sí­rios e palestinos em Milão, que entraram na Europa através da ilha italiana de Lampedusa, para escapar da guerra na Síria. Eles decidem ajudar os refugiados a completarem sua jornada rumo à Suécia por meio de um casamento arranjado e, com sorte, assim evitar que sejam presos como traficantes. Com um dos palestinos vestido de noiva e sírios e italianos como supostos convidados do casamento, eles cruzam metade da Europa em uma jornada de quatro dias e três mil quilômetros. Inspirado em fatos reais que aconteceram na estrada entre Milão e Estocolmo em 2013.

EXODUS - DE ONDE EU VIM NÃO EXISTE MAIS - Direção: Hank Levine (105 min, Brasil/Alemanha/2016. Documentário)
Acompanhando as jornadas de seis refugiados, esta é uma observação sobre o estado do mundo frente ao problema, visto que cada vez mais pessoas deixam seus lares para fugirem de guerras e epidemias.

ERA O HOTEL CAMBRIDGE - Direção: Eliane Caffé. (93 min, Brasil/2017. Ficção Documental)
Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.
Mais informações: 3321-3310.

Nenhum comentário:

Postar um comentário