sexta-feira, 23 de junho de 2017

Prêmio Paraná de Literatura é reformulado e tem inscrições pela internet

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) abriu as inscrições para o Prêmio Paraná de Literatura 2017. Como nas edições anteriores, promovidas em 2012, 2013 e 2014, o concurso da Secretaria Estadual da Cultura selecionará livros inéditos, de autores de todo o País, em três categorias que homenageiam escritores importantes da literatura paranaense: Romance (prêmio Manoel Carlos Karam), Contos (prêmio Newton Sampaio) e Poesia (prêmio Helena Kolody). A novidade deste ano é uma reformulação no sistema de inscrições, que passa a ser totalmente online, o que torna o prêmio ainda mais acessível e democrático.
O vencedor de cada categoria receberá R$ 30 mil e terá sua obra publicada pelo selo Biblioteca Paraná, com tiragem de mil exemplares que serão distribuídos gratuitamente em bibliotecas do Estado e diversos pontos de cultura do País. Os premiados também receberão 100 cópias de seus livros e poderão, mais tarde, reeditar os trabalhos por outras editoras.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 31 de agosto por meio de um formulário disponível no site bpp.pr.gov.br. As obras concorrentes serão avaliadas por uma comissão julgadora formada por um presidente e nove membros - três em cada categoria. O resultado será divulgado na primeira quinzena de dezembro.
Com três edições realizadas com sucesso, o Prêmio Paraná de Literatura se consolidou como um dos principais concursos do Brasil. Após uma pausa para reformulação, volta totalmente digital, para não onerar os candidatos com custos de impressão e correio. Se já era uma das premiações mais democráticas do País, agora também é uma das mais acessíveis”, afirma o diretor da BPP e presidente do júri, Rogério Pereira,

Confiras dos vencedores dos anos anteriores:

2012

Sérgio Y vai à América - Alexandre Vidal Porto (romance)

Papis et Circenses - José Roberto Torero (contos)

As maçãs de antes - Lila Maia (poesia)

2013

Meu primeiro morto - Jaci Palma (romance)

Ensaio sobre o entendimento humano - Caetano Galindo (contos)

Fábulas para adulto perder o sono - Adriane Garcia (poesia)

2014

Operação impensável - Vanessa Barbara (romance)

No início - Adriana Griner (contos)

Fios - Sônia Barros (poesia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário