quinta-feira, 19 de julho de 2018

Festival de Inverno do Centro Histórico começa nesta quinta


Teatro, cinema, música, exposições e gastronomia embalam a 6ª edição do Festival de Inverno do Centro Histórico de Curitiba, a partir desta quinta-feira (19). A abertura oficial do evento será na Capela Santa Maria, às 18h30, exclusiva a convidados, com show musical de Bernardo Manita e trio com Quarteto de Metais e ainda DJ Branco.
O tema deste ano é “Conexão Centro Histórico” com a proposta da ocupação de espaços com arte para que Curitiba atraia o seu público e turistas para curtir o evento. O festival vai até 29 de julho, em vários endereços e com muitas atividades gratuitas.
Ao longo de dez dias serão 55 momentos de música, teatro, cinema e exposição de arte ofertados ao público. Contando mais uma vez com a parceria da Fundação Cultural de Curitiba acontecem várias apresentações gratuitas em diversos espaços da cidade como o Teatro Universitário de Curitiba (TUC), Teatro Novelas Curitibanas, Conservatório de MPB, Memorial de Curitiba, Museu da Gravura e da Fotografia.
Pelo sexto ano temos o poder público e empresários juntos, unindo esforços para melhorar os atrativos do Centro Histórico. E na outra ponta curitibanos e turistas interagindo e conectados a essa importante região de Curitiba”, comenta a presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico, Maria Bonamigo.
Confira a programação completa e os locais participantes em www.centrohistoricodecuritiba.com.br


Ônibus Palco - Um dos destaques deste ano é a participação do ônibus palco. O veículo ficará estacionado no Largo da Ordem, região turística de Curitiba, no dia 28 (sábado) com atrações culturais como música, folclore e coral. O Grupo A Arte da Comédia também prepara um espetáculo de rua gratuito, no dia 25, pelo Centro Histórico.
No mesmo dia tem visita guiada ao Museu Paranaense. Após o passeio com o diretor da instituição, haverá uma degustação com apoio do parceiro Matte N’Roll e apresentação musical com Trio Cadência Latina com Ninoska Pottella, Román Otero e André Ribas. A entrada é gratuita e sujeito à lotação.
Durante o evento haverá passeios a pé pelo centro da cidade. A ação é uma parceria com o Curitiba Free Walking. Ao todo serão quatro oportunidades, com contribuição espontânea, para conhecer histórias, lendas e curiosidades sobre a região.
Na programação do festival haverá contação de histórias, mostra de peças teatrais, apresentação musical. O Sesc Paço da Liberdade, outro parceiro do evento, vai receber nos dias 19 e 24 atrações totalmente gratuitas.
Para as crianças, também haverá atrações como a Mostra de Cinema Infantil e brinquedos adaptados no Memorial.  Para os adultos, no local haverá mostra teatrais, canja de viola e exposições.
Palestras e oficinas também terão o e seu espaço garantido no festival. No dia 23 acontecem três oficinas: duas de flores em EVA na Casa do Fumo e uma com o grupo de voluntárias As Fiandeiras de quadradinho de tricô ou crochê na Bella Vivenda. No dia seguinte (24), o grupo Empreendedorismo Rosa promove uma conversa sobre o empoderamento feminino no Hotel Blumenau. Todas as atrações são gratuitas.

Gastronomia de inverno - Dentre as atrações confirmadas e muito esperadas pelo público estão as relacionadas com a gastronomia. Para as bebidas típicas da estação, o café e o chá, haverá dois momentos no festival: o Coffee Experience e o Dia do Chá.
O primeiro, no Café Catedral, o cliente poderá degustação, de quatro métodos de filtragem de café. Já o Dia do Chá será na Bella Vivenda, em parceria com o Chá Contigo, e irá reunir um especialista na arte da bebida milenar. As degustações são pagas.
As sopas também terão destaque nesta edição do Festival. Nove estabelecimentos do entorno prepararam uma sopa especial para ser vendida durante o evento. O público poderá experimentar sabores tradicionais como sopa de lentilha, até sopas sazonais e diferenciadas como sopa árabe, de barreado e de pinhão. Os valores variam entre R$ 13,00 e R$ 22,00.

Atrações parceiras - Vinte empresas fazem parte da Rede Empresarial. São elas: A Caiçara, Artemísia Produções, Barbearia Rei Trajano, Bar do Alemão, Bella Vivenda, Brasileirinho, Café Catedral, Casa do Fumo, Espaço Carmela, Jeito Mineiro, Jokers, Nonna Giovanna, Pizza, Oriente Árabe, Quintal do Monge, Restaurante Mikado, Hotel Blumenau, Hotel Brasília, Hostel Roma, Hotel Miller Flat. Algumas delas prepararam atrações musicais e eventos específicos durante o Festival. Além disso, os hotéis associados serão os meios de hospedagem oficiais do evento.

Solidariedade - Com o tema “Onde há calor há mais vida” a campanha do agasalho 2018 terá postos de arrecadação nos estabelecimentos da Rede Empresarial durante o festival. Roupas, calçados e cobertores em bom estado podem ser doados.

Realização - O Festival de Inverno do Centro Histórico é uma realização da Rede Empresarial do Centro Histórico e conta com o patrocínio do SEBRAE e Fecomércio e apoios do Sesc, Senac, Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), Instituto Municipal de Turismo(IMT), Prefeitura Municipal de Curitiba, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Museu Paranaense, FAE, Sanepar, Grupo As Fiandeiras, Matte n’Roll, Empreendedorismo Rosa, Anjuss, In Move, Projeto Lia, Curitiba Free Walking, Solar do Rosário, Grupo  Arte da Comédia, Artemisia Produções, Celeiro Cervejeiro, Radio UniFM, Radio Cultura 930, Onde Ir Cidades, Cervejaria Van Dutch, Caravana Cervejaria, Cervejaria Ovelha, Way Beer, Allegra e Pontual Decorações de Eventos.

A Associação do Centro Histórico de Curitiba - Desde 2012, a Associação do Centro Histórico de Curitiba reúne empresários da região preocupados em promover maior ocupação e melhorias no Centro Histórico da capital paranaense. Com a iniciativa fomentada pelo SEBRAE Paraná, em parceria com o Sistema Fecomércio e a Prefeitura Municipal de Curitiba, 20 estabelecimentos estão unidos em torno deste objetivo.
Dentre as ações da Rede estão dois eventos anuais que já estão consagrados pelo público: o Festival de Inverno do Centro Histórico e o Centro Histórico Divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário