terça-feira, 10 de julho de 2018

Nova edição da revista Helena já está disponível online e na Biblioteca Pública


Já está em circulação o número 8 da Helena, revista trimestral da Secretaria de Estado da Cultura e Biblioteca Pública do Paraná. O segundo número do ano começa com uma reportagem de José Carlos Fernandes sobre o pintor Miguel Bakun (1909-1963), um dos nomes mais originais da arte moderna brasileira - mas incompreendido em seu tempo e desconhecido das novas gerações. Ainda no campo do jornalismo, Dafne Sampaio traça um perfil do múltiplo Ivam Cabral (cofundador da companhia de teatro Os Satyros) e Helena Carnieri entrevista a atriz Denise Stoklos, que celebra 50 aos de carreira. As matérias trazem fotos de Henry Milléo, Rafael Roncato e Marcelo Elias, respectivamente.
Outros destaques da Helena 8: Carlos Orsi investiga a arte produzida com tecnologias de inteligência artificial. Sérgio Rizzo comenta o impacto da obra de Ingmar Bergman no Brasil. Regina Zilbermam resgata o clássico romance “Quarup”, de Antonio Callado. Renan Borges Simão relata sua temporada em Lisboa, onde a vida dos brasileiros recém-chegados nem sempre é tão fácil quanto pode parecer. Alex Antunes reflete sobre a questão da "qualidade" na música brasileira das últimas décadas.
A revista ainda traz poemas de Angélicas Freitas, contos de Fernando Bonassi e Giovana Madalosso, uma crônica de Ademir Assunção, ensaio fotográfico de Walter Thoms e HQ de Fabiane Langona - além de ilustrações de Moara Brasil, Visca, Camila Gray, Mário de Alencar, FP Rodrigues, Cesar Marchesini, Tita Blister, Marciel Conrado e Rony Bellinho (que também assina a arte da capa).
A Helena tem tiragem de mil exemplares e distribuição gratuita na Biblioteca Pública do Paraná e nas bibliotecas e escolas de ensino médio do estado, além de pontos de cultura de Curitiba. Também é enviada por correio para jornalistas, escritores, acadêmicos e artistas gráficos de todo o Brasil. Leia online em http://www.helena.pr.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário