terça-feira, 31 de julho de 2018

Prefeitura define comunicação visual e os últimos ajustes do Cine Passeio


O prefeito Rafael Greca e toda a equipe da Prefeitura envolvida nos preparativos do Cine Passeio fizeram uma vistoria no local, na tarde de sexta-feira (27). O novo espaço cultural tem previsão para ser inaugurado até o fim deste ano e fica na esquina das ruas Presidente Carlos Cavalcanti e Riachuelo, no Centro.
No prédio funcionava o antigo quartel do Exército, construção de 1930, e é atualmente Unidade de Interesse Especial de Preservação (UIEP). O prefeito conheceu os detalhes da comunicação visual que será utilizada no espaço voltado ao cinema e definiu alguns aspectos arquitetônicos das salas de projeção e do espaço em geral.
"A Prefeitura de Curitiba, através da sua Fundação Cultural está terminando um grande projeto de um centro audiovisual. O Cine Passeio é uma evocação de todos os antigos cinemas de rua que fizeram a vida cultural dessa grande cidade durante o século 20”, disse o prefeito Rafael Greca. “Há uma sala dedicada ao Cine Luz, há uma sala dedicada ao Cine Ritz, há uma sala dedicada à memória do Valêncio Xavier, que criou a nossa Cinemateca", completou.
O prefeito explicou que o novo espaço cultural vai movimentar todo o entorno da Rua Riachuelo. "O Cine Passeio vai ser um ponto de encontro de todos os adeptos da cultura audiovisual. Assim, o velho quarteirão se renova".
Rafael Greca percorreu todo o Cine Passeio, que terá três salas, das quais duas homenagearão antigos cinemas de rua de Curitiba, o Cine Luz e o Cine Ritz, além de uma sala on demand para uso da população em geral.
No Espaço Valêncio Xavier serão oferecidos cursos de formação para os que querem trabalhar ou se aprimorar na linguagem cinematográfica. O Cine Passeio também terá o Terraço Passeio, amplo espaço de onde os visitantes poderão observar a região central da cidade.

Comunicação visual - Ao detalhar os aspectos da comunicação visual, a designer da Secretaria de Comunicação Social Mayra Pedroso, que desenvolveu o projeto, explicou que, assim como o Cine Passeio busca resgatar a tradição dos cinemas de rua em modernas salas digitais, a comunicação também terá características inspiradas no antigo, mas com elementos mais modernos.
Os letreiros antigos dos cines Luz e Ritz serão resgatados para identificar cada uma das duas salas dentro do Cine Passeio. Também serão utilizados elementos que podem ser observados no portal do Passeio Público.
Trabalho em conjunto - O projeto do Cine Passeio foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) em conjunto com a Fundação Cultural, as obras são acompanhadas de perto pela Secretaria de Obras Públicas. O novo complexo cultural será administrado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e marca o retorno dos cinemas de rua na cidade.
A abertura do Cine Passeio ampliará os espaços de cinema da Fundação Cultural de Curitiba, que hoje já conta com a Cinemateca de Curitiba e com o Cine Guarani, no Portão Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário