segunda-feira, 18 de março de 2019

Cineclube Espoletta tem sessões sobre psicanálise e cinema em março


Em março, a programação do Cineclube Espoletta terá uma novidade. Os encontros, que apresentam clássicos do cinema mundial sempre seguidos por debates com mediação do professor Andrey Luna Giron, agora terão uma sessão especial por mês sobre “Psicanálise & Cinema”. O objetivo é debater o tema abordado no filme escolhido a partir dos conceitos de Freud e Lacan. Nesses dias, o bate-papo após a exibição será conduzido pela psicanalista Elenice Milani.
O cineclube é gratuito e acontece todas as segundas-feiras, no Teatro Bom Jesus, às 18h. Nos dias das sessões sobre “Psicanálise & Cinema”, o horário é 18h30. O endereço é Rua 24 de Maio, 135, Centro.

Confira a programação de março e abril

18 de março – Sessão Especial Psicanálise & Cinema: OS VIVOS E OS MORTOS
Direção de John Huston/EUA-Reino Unido-Irlanda/1987
É 6 de janeiro de 1904 e Dublin celebra o Dia dos Reis em meio à neve. Na casa das irmãs Morgan, Julia (Cathleen Delany) e Kate (Helena Carroll), é oferecida uma ceia a amigos e parentes, incluindo a realização de um sarau musical e poético. Já perto do final da celebração, quando boa parte dos convidados já tinham saído, o barítono Bartell D’Arcy (Frank Patterson) começa a cantar uma música triste, que faz com que Gretta Conroy (Anjelica Huston) se lembre de uma antiga paixão que já faleceu. Surpreso com a mudança de comportamento de sua esposa, Gabriel (Donal McCann) interessa-se pela história. O filme é baseado no livro Os Dublinenses, de James Joyce.

25 de março – DESENCANTO
Com direção de David Lean/Inglaterra/1945
Laura (Celia Johnson) e Alec (Trevor Howard) se conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho dela. Ele é médico, ela é dona de casa. Ambos são de classe média, têm meia-idade e são razoavelmente felizes em seus casamentos. Em pouco tempo passam a se encontrar todas as quintas-feiras, mas apenas como bons amigos. Gradativamente surge uma paixão mútua e eles continuam a se encontrar regularmente, apesar de saberem que este amor é impossível. Esse é considerado um dos filmes mais românticos de todos os tempos.

1º de abril – ORFEU NEGRO
Com direção de Marcel Camus/Brasil-França/1959
No Carnaval, Orfeu (Breno Mello), condutor de bonde e sambista do morro, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte (Ademar da Silva). O belo amor de Orfeu por Eurídice, no entanto, desperta a ira da ex-noiva do galã, Mira (Lourdes de Oliveira) e a Morte acompanha tudo de perto.

8 de abril – O BALÃO BRANCO
Com direção Jafar Panahi/Irã/1995
Razieh (Aida Mohammadkhani) é uma garotinha de 7 anos que insiste que sua mãe lhe compre um outro peixinho dourado para a celebração do ano-novo iraniano. Apesar da família estar sem dinheiro, Razieh acaba conseguindo a quantia para comprar o peixinho com a ajuda de seu irmão. Só que a caminho da loja, ela perde o dinheiro duas vezes, e então os dois irmãos não medem esforços para recuperá-lo, saindo pelas ruas de Teerã.

15 de abril – Sessão Especial Psicanálise & Cinema: SPELLBOUND (Quando Fala o Coração)
Com direção de Alfred Hitchcock/EUA/1945
A Dra. Constance Petersen (Ingrid Bergman) trabalha como psicóloga em uma clínica para doentes mentais. O local está prestes a mudar de direção, com a substituição do Dr. Alexander Brulov (Michael Chekhov) pelo Dr. Edward (Gregory Peck). Ao chegar o Dr. Edwards surpreende os médicos locais pela sua jovialidade e também por seu estranho comportamento. Logo Constance descobre que ele é na verdade um impostor, que perdeu a memória e não sabe quem é nem o que aconteceu com o verdadeiro Dr. Edwards.

22 de abril – OS AMORES DE PANDORA
Com direção de Albert Lewin/Reino Unido/1951
No pequeno porto espanhol de nome Esperanza vive a bela Pandora (Ava Gardner), figura enigmática desejada por todos os homens. Um dia chega ao local o Capitão Hendrick van der Zee (James Mason), sozinho em seu iate. Pandora, que desconhecia o amor, não consegue esconder a atração que sente pelo forasteiro. O segredo é que Hendrick é na verdade o Holandês Voador, marinheiro amaldiçoado por Deus que só encontrará a liberdade no dia do juízo final. Ou quando uma mulher estiver disposta a morrer por ele.

29 de abril – A PALAVRA
Com direção de Carl Dreyer/Dinamarca/1955
Os Borgen são uma família de fazendeiros abalada por alguns conflitos internos, como o comportamento de Johannes (Preben Lerdorff Rye), um irmão adulto que se dedica demais ao estudo religioso. Porém nem todos o acham louco, e um sobrinho abalado com a morte da mãe, incube à Johannes a aparentemente impossível tarefa de trazer a mãe de volta. Só que no final do filme, o irmão louco consegue fazer o que lhe é pedido, e por causa da fé, do amor, e da crença, a mulher morta abre os olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário