terça-feira, 12 de março de 2019

“Nós Outros”, peça criada a partir do encontro com índios guaranis e kaingang, faz apresentação em Curitiba


Foi a partir da convivência com índios Kaingang e Guaranis que se deu a criação da peça teatral “Nós Outros”, da Fala Companhia de Teatro. Os atores Diego Marchioro, Eduardo Ramos, Patrick Belém e Richard Rebelo, acompanhados do diretor e dramaturgo Don Correa e do músico e compositor Paul Wegmann foram recebidos na aldeia tupã Nhe'e Kretã, localizada na divisa dos municípios de São José dos Pinhais e Morretes (PR), para uma experiência de imersão. A ideia era apenas estar junto, conviver, presenciar o dia-a-dia, aprender sobre os costumes da comunidade e foram esses momentos compartilhados que inspiraram o trabalho. A Fala Companhia de Teatro fará apresentação única e gratuita nesta quarta-feira (13), 14h, no Teatro Novelas Curitibanas.
Sem máscaras ou personagens, os atores contam suas próprias histórias, de onde vieram, usam, inclusive, seus nomes verdadeiros e convidam o espectador a partilhar as suas histórias também. Músicas, danças e brincadeiras com elementos indígenas promovem a interação e o vínculo com a plateia.
“Nós Outros” busca suspender os discursos, valorizar a escuta e perceber o contraste entre o eu e o outro com todas as diferenças e semelhanças. Leva o tema da alteridade para o palco e convida a todos a colocarem-se na posição do outro. Celebrar tanto a cultura quanto cada indivíduo é o foco da peça.
Sem apelo panfletário a peça espelha com delicadeza o ambiente sutil das aldeias indígenas pesquisadas e ao retratar o diverso como elo em comum entre cada indivíduo, levanta questões como o racismo, o preconceito, a empatia e o afeto.
A proposta desse espetáculo é buscar uma real interação com quem nos apresenta diferentes visões de mundo. E a etnia indígena exemplifica isso de forma bem radical. Precisamos, antes de tudo, sentar e conviver. Comer juntos, ouvir, calar-se. A nossa postura nas imersões com estes povos indígenas foi de apenas estar com eles e fazer o que eles nos propunham e é essa experiência que trazemos para o palco e queremos dividir”, conta o diretor e dramaturgo Don Correa.
O diretor destaca que o processo deste trabalho contou com a colaboração do cacique Kretã Kaingang e Andreia Fernandes,  ambos ativistas do movimento indígena nacional, de Florêncio Rékág Fernandes, mestre em Educação e diretor da Escola Estadual Indígena Emília Jera Poty (Morretes/PR), além dos antropólogos Paulo Homem de Góes e Cauê Krüger.
’Nós Outros’ é um experimento feito de perguntas: O que você quer?, Como chegamos até aqui?, Você já viu um homem sangrar?. Não nos fornece respostas. Busca atingir a percepção, a sensibilidade do público-interlocutor deslocando seu pertencimento, modificando as posições de enunciação. Quiçá essas alterações que a peça sugere tenham por efeito fomentar a empatia. Que nos coloquemos na posição de outros. Esse é seu mérito e esse é nosso desafio”, declara o etnólogo Paulo Homem de Góes.
A peça já vale pela urgência em tematizar a alteridade, transformando uma categoria complexa e abstrata em exercícios cênicos sensíveis, empáticos e reflexivos. A isso se acresce a coragem dos artistas em se permitirem afetar, de múltiplas formas, pela drástica condição indígena no Brasil. O resultado, alicerçado na dramaturgia contemporânea, é um cativante exercício cênico real-ficcional que promove, por meio de identificações e estranhamentos, a oportunidade, cada vez mais rara no mundo atual, de se colocar no lugar do outro”, relata o antropólogo Cauê Krüger.
Em 2018, o espetáculo passou por 30 cidades do interior do Paraná, realizando apresentações gratuitas em todas as macrorregiões do estado, percorrendo cerca de 4 mil quilômetros. 
Em março o projeto terá continuidade em Curitiba com sessões fechadas, onde serão realizadas 24 apresentações e oito oficinas de teatro para público estimado em mais de 2 mil pessoas. As apresentações serão realizadas gratuitamente em escolas públicas municipais, estaduais e em espaços culturais da capital paranaense para público dirigido.

SOBRE A COMPANHIA - Fundada pelo diretor e dramaturgo Don Correa e o ator Brian Townes, a FALA Companhia de Teatro é sediada em Curitiba desde 2012. A companhia investiga a concepção de novas dramaturgias, e formas do público se relacionar diretamente com as obras. Dentre os trabalhos da companhia destacam-se os espetáculos: “Parido” (2012), “Zero” (2013), “Gafanhoto” (2013), “Tutorial” (2017) e “Nós Outros” (2018). Saiba mais em https://www.facebook.com/falateatro/

Este Projeto foi realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. Incentivo: Ebanx e Universidade Positivo.

Indicada para maiores de 14 anos, a peça “Nós Outros” será apresentada no Teatro Novelas Curitibanas (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco) nesta quarta-feira (13), às 14h e a entrada é franca. Mais informações: 3321-3358.

Nenhum comentário:

Postar um comentário