quinta-feira, 28 de março de 2019

Museu Paranaense promove curso de língua e cultura kaingang


O Museu Paranaense (MP) está com inscrições abertas para o curso de Língua e Cultura Kaingang, que acontecerá de 3 de abril a 26 de junho. As aulas serão às quartas-feiras, das 17h às 19h, no auditório José Loureiro Fernandes. O curso será ministrado pelo pedagogo Florêncio Rekayg Fernandes, nascido na Terra Indígena Rio das Cobras, no município de Nova Laranjeiras. Os interessados podem acessar o formulário de inscrição em http://bit.ly/lingua_kaingang.
A responsável pelo Setor de Antropologia do MP, Maria Fernanda Maranhão, explica que 2019 é o Ano Internacional das Línguas Indígenas, celebrado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com ações voltadas para a preservação, revitalização e promoção das línguas indígenas no mundo.
Dentro dessa perspectiva de conscientização da população para o direito dos povos originários à sua diversidade linguística e cultural, oferecemos este curso para que o público em geral possa se aproximar deste universo tão pouco conhecido pelos paranaenses”, destaca Maria Fernanda.
Indígena kaingang, Florêncio Rekayg Fernandes ministrou vários cursos para professores indígenas e não indígenas das escolas indígenas do Estado. “Acredito que as minhas iniciativas de valorização e fortalecimento da cultura kaingang para a sociedade não indígena só vêm a contribuir no combate ao preconceito, valorizando sempre o trabalho coletivo e as práticas do meu povo”, comentou.
Desde os primeiros contatos com a escola, Florêncio sentiu necessidade de se aprofundar e adquirir conhecimento dos não indígenas para conseguir contribuir com o seu povo. “Na aldeia ingressei na pré-escola com professores indígenas, visto que, a minha primeira língua foi a materna. Concluí a 4ª série e após essa fase os meus pais me matricularam numa escola fora da aldeia, na cidade, para dar continuidade ao ensino fundamental e cursar o ensino médio”, relembra.
Por orientação de professores não indígenas e das próprias lideranças de seu povo, Florêncio teve a oportunidade de dar aulas na mesma escola onde estudou na infância. E desde então não parou mais.
Iniciou com a formação para o Magistério, depois licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Católica Diocesana do Sudoeste do Paraná, em Palmas, seguida de especialização em Gestão Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional, na Faculdades Integradas Camões, em Curitiba, e de mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Hoje é doutorando em Antropologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenador pedagógico na Educação Básica pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná.
Este evento integra o Abril Indígena do Museu Paranaense. A programação prevê uma mesa-redonda sobre arte contemporânea indígena e apresentações dos povos Fulni-ô durante o mês de abril.

Mais informações: 3304-3300 ou http://www.museuparanaense.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário