terça-feira, 12 de março de 2019

Mês das Mulheres tem mostra de filmes e exposição sobre o Haiti


Para destacar o trabalho de mulheres protagonistas nas artes, a Secretaria de Estado da Cultura promove até o dia 31 de março o Mês das Mulheres com uma programação de exposições de arte, fotografia e mostra de cinema.
Nesta terça-feira (12), as atrações iniciam às 10 horas com a abertura da mostra "Sobre Vivências: Um Olhar Feminino Sobre o Haiti", da jornalista Daiane Andrade, no Museu do Expedicionário (MEXP).
Cerca de 50 fotografias sobre a vivência da repórter no país estarão expostas; Daiane participou da cobertura do fim da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), no fim de agosto de 2017.
A experiência também inspirou a série de reportagens “Do Inferno à Esperança – O Haiti Que (sobre)Vive em Meio ao Caos”, veiculada pela rádio BandNews. A jornalista é ainda coautora do livro “A Trajetória dos Condenados – Rememórias”, lançado pela editora Íthala. O MEXP está situado na Rua Comendador Macedo, 655, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Na sequência, às 10h30, o hall do Teatro Guaíra recebe uma mostra que reúne figurinos das personagens femininas que passaram pelo Guaíra, como a Julieta, de “Romeu e Julieta”; Beatriz e Lily Braun, de “O Grande Circo Místico”; e a pequena Clara, de “O Quebra-Nozes”. De terça a sexta-feira, às 10h30 e 15h30 haverá visita guiada à mostra.
A programação também conta com a mostra em cartaz: “Ero Ere: Artistas Negras”, no Museu Paranaense, com obras de Claudia Lara, Elis Brasil, Fernanda Castro, Kênia Cristina, Lana Furtado, Lourdes Duarte e Walkyria Novais – as artistas formam o coletivo Ero Ere, que trabalha com diferentes técnicas a valorização da arte e seu vínculo ideológico, afetivo e ancestral. E a exposição de arte contemporânea “A Razão da Paisagem” de Geórgia Kyriakakis, no Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA), que apresenta uma instalação com mesas suspensas que desnorteia o centro de gravidade com um conjunto de fotografias, demarcando a ação do vento em árvores.

CINEMA - Parte da mostra "Cinema de Mulheres", o Museu da Imagem e do Som do Paraná (Rua Barão do Rio Branco, 395) exibe, às 15 horas, o filme “O Mundo é Culpado”, de Ida Lupino (85’, 1950, EUA). A obra é uma das primeiras na história da sétima arte a tratar do tema estupro (recorrente dentro das tramas cinematográficas) sob o ponto de vista de uma mulher, por meio das cicatrizes que o crime deixa na protagonista do longa-metragem, Ann (interpretada por Mala Powers), e da culpabilização da vítima.
Antes de transformar-se em diretora, na década de 1950, Ida Lupino já tinha uma carreira de 20 anos como atriz. Para tornar-se cineasta, ela decidiu fundar a produtora de filmes independentes Filmmakers.
A entrada para todas as atrações do Mês das Mulheres é franca. A programação completa pode ser acessada aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário