segunda-feira, 18 de março de 2019

Regional Matriz será palco do Auto de Fundação de Curitiba


Quem estiver passando pelo Centro, nesta terça-feira (19), não pode deixar de assistir ao “Auto de Fundação da Cidade de Curitiba” – o espetáculo cênico com fins didáticos produzido pela Fundação Cultural para celebrar os 326 anos da cidade. A encenação começa às 15h, na Rua da Cidadania da Matriz, junto à praça Rui Barbosa. A entrada é gratuita.
Durante aproximadamente 15 minutos, 13 personagens caracterizados de índios e colonizadores contarão a estudantes da rede municipal de ensino e demais espectadores sobre como teria começado a história de Curitiba, em 1693. Entre eles estão o Cacique Tindiquera e colonizadores como Mateus Leme.
O texto é uma parceria entre o prefeito Rafael Greca, a primeira-dama, Margarita Sansone e o teatrólogo Édson Bueno, que também dirige o espetáculo. Os figurinos são de Áldice Lopes e músicas de Paulo Vítola.

HÁ 326 ANOS - A peça se desenrola à frente de uma reprodução do painel Fundação da Cidade de Curitiba. A obra, que retrata o momento da fundação com a presença dos primeiros habitantes da cidade, foi criada em 1947 pelo mestre da pintura paranaense Theodoro de Bona. O painel foi instalado no salão nobre do Colégio Estadual do Paraná, que passa por reforma.
A Matriz será a segunda Regional da cidade a receber o espetáculo. O primeiro foi o Pinheirinho, na semana passada. A seguir, sempre às 15h, o “Auto de Fundação de Curitiba” será levado às Regionais do Cajuru (28/3), Fazendinha (2/4), Santa Felicidade (3/4), Bairro Novo (4/4), Tatuquara (5/4), CIC (9/4), Boqueirão (10/4) e Boa Vista (11/4). Cerca de 2 mil crianças da rede municipal de ensino devem assistir ao espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário