terça-feira, 30 de maio de 2017

Ícones do folk rock rural se apresentam na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 2 a 4 de junho, o espetáculo “Encontro das Gerações do Folk Rock Rural”, com o anfitrião Tuia, além dos consagrados Guarabyra (da dupla Sá & Guarabyra), Tavito (Clube da Esquina) e do violeiro Ricardo Vignini. O show inédito de rock rural, gênero que mistura o folk americano à música regional brasileira, trará grandes canções dos artistas além de clássicos do ritmo. Ao lado de Tuia, eles farão interpretações em duetos e também cantarão sozinhos.
Para os que não conhecem o gênero, o anfitrião Tuia explica que assim como a jovem guarda e o tropicalismo, o folk rock rural é também um movimento importante na música brasileira. “É um movimento que está vivo e presente”, completa.
Tuia avisa que não se trata de um show indie, como quando o folk começou. “A gente segue a influência brasileira. E mistura clássicos com elementos mais novos. É nostalgia com frescor”, resume o músico, que faz questão de ressaltar que o show não é um espetáculo de flashback, como se fossem covers. O repertório reúne canções que resistiram ao tempo. “Esse é o maior prêmio de todo artista. É a prova do tempo. O sucesso é momentâneo, mas quando a música permanece de forma atemporal é uma alegria”.
Entre os sucessos, eles cantam “Casa no Campo”, “Rua Ramalhete” (Tavito), “Sobradinho”, “Espanhola” (Sá e Guarabyra), “O Céu” e “Pote Azul (Tuia), entre outras. Para mostrar a qualidade da obra desses artistas, o show traz canções que serão tocadas de forma mais intimista.
Tavito, Zé Rodrix, Sá e Guarabyra foram alguns dos precursores do estilo folk rock rural no Brasil na década de 1970, um movimento pioneiro que uniu o folk e o rock com sons regionais nacionais, marcando presença ao longo do tempo nas vozes de Renato Teixeira, Zé Geraldo, entre outros. Atualmente, o gênero mantém sua força no cenário musical, com novos expoentes, como Tuia e Ricardo Vignini, que dão continuidade ao legado desse estilo. Encontro das Gerações do Folk Rock Rural representa um importante momento para o gênero que costuma surpreender o público.

Livre para todas as idades, o “Encontro das Gerações do Folk Rock Rural” terá apresentações na sexta-feira, às 20h; sábado, às 19h e às 21h; e domingo, às 19h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa.). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário