segunda-feira, 22 de maio de 2017

Montes Ribeiro relembra sua trajetória artística com mostra no Memorial de Curitiba

O artista plástico e escritor paranaense Luiz Arthur Montes Ribeiro celebra sua trajetória artística com a retrospectiva “27 Anos de Artes Visuais - Luiz Arthur Montes Ribeiro”, que reunirá 80 trabalhos. São pinturas em óleo e acrílica, nanquim, aquarelas, desenhos, objetos e instalações selecionados pelo próprio artista para contar a sua história.
A exposição fica aberta na Sala Brasil, do Memorial de Curitiba, até dia 9 de julho. Boa parte dos trabalhos reunidos faz parte do acervo pessoal de Montes Ribeiro, que traz também peças de colecionadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. Suas criações, explica, nascem na escrita. “Tudo tem verso, os títulos são literários. Existe, efetivamente, uma conversa entre o literário e o visual, que se fundem para que surja a obra”, pontua ele, que em boa parte de seus quadros mantém, na parte traseira, o texto que lhe deu origem. O mar também sempre foi muito presente em seu trabalho, mesmo antes das temporadas em Itapoá, litoral de Santa Catarina, e Guaratuba, litoral do Paraná. Neste período, entre 2007 e 2015, criou muito.
O tempo era aquele. Com a disponibilidade de estar em frente ao mar, você transcende no seu ser buscando a felicidade. E isso faz com que se renove a criatividade”, comenta Luiz Arthur ressaltando a importância de exercitar a criatividade. “Dissocio o dom, que é divino e todos trazem em si, da criatividade, que exige ser alimentada e instigada”.
Desta forma, Montes Ribeiro traçou seu caminho se permitindo atuar em várias frentes, sempre interligadas por um objetivo maior, vinculado ao desejo de compartilhar conhecimento e fortalecer as artes. Fez os primeiros desenhos aos 13 anos e já tinha a escrita como companheira. Morando em Curitiba desde 1980, graduou-se em Letras Português/Inglês, pós graduou-se em Artes Plásticas e é Mestre em Educação.
Participando de exposições coletivas e individuais desde 1994, tem em seu currículo mais de uma centena delas, inúmeros Salões de Artes, com premiações em alguns. Autor de nove livros, organizador de dois catálogos de arte e com participação em várias coletâneas poéticas, é fundador do Fórum de Cultura do Paraná, Membro do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Estadual de Educação.
Traz no currículo, ainda, a curadoria de dois espaços de arte e cultura e da Festa Literária de Guaratuba. É membro do Centro de Letras do Paraná, do Centro de Letras de Paranaguá Leôncio Correia e diretor do Instituto Montes Ribeiro. “Sempre gostei muito do que faço, das possibilidades que meus trabalhos abrem para mim, da chance de ter novos contatos”.

O Memorial de Curitiba está situado na rua Claudino dos Santos, 79, e pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 15h. A entrada é franca. Mais informações: Instituto Montes Ribeiro (3044-0234); Fundação Cultural de Curitiba (3321-3313) ou 9920-7349.

Nenhum comentário:

Postar um comentário