quarta-feira, 17 de maio de 2017

Projeto futuro, Cine Teatro na Matriz quer resgatar o passado

Ao completar 20 anos, nesta segunda-feira (15), a Rua da Cidadania Matriz tem planos de resgatar uma parte importante da História da área onde foi construída – e da cidade como um todo.
O prefeito Rafael Greca encomendou um estudo para o Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) de reforma do auditório da unidade, a fim de transformá-lo num “Cine Teatro de Bolso”, onde poderão ser apresentadas espetáculos de teatro e cinema.
É ainda um projeto de longo prazo que precisará ser viabilizado financeiramente, mas mesmo antes dessa reforma a Matriz dará uso a um espaço (o auditório) que estava subutilizado.
De acordo com Juba Machado, ator e coordenador de eventos da Matriz, será organizada uma programação para passar filmes para alunos da rede pública de ensino, numa parceria com a Secretaria Municipal da Educação, e também para a terceira idade.

História - Machado lembra que a Rui Barbosa abrigava um Teatro de Bolso que marcou época e formou vários grandes atores paranaenses, como Ari Fontoura, Maurício Távaro, Jane Martins, Sale Wolokita e Odelair Rodrigues.
Era um local estratégico com uma história muito rica”, conta Beto Bruel, iluminador cênico que está contribuindo com as discussões em torno do projeto. “A praça era o polo cultural mais emblemático da década de 1950. As peças faziam temporadas de sete, oito meses e atraiam muito público”.
Nos anos 70, o local foi um dos pontos de resistência à ditadura miliar, apesar de ficar próximo a um quartel, lembra o iluminador, profissional requisitado em grandes produções do teatro nacional.
Além de Bruel, frequentavam o local expoentes da cultura Curitiba, como Solda, Retamozo e Dante Mendonça.

O teatro, que ficava num prédio estilo art nouveau, foi desativado nos anos 1980. “A ideia de resgatar um pouco dessa história com um ‘novo’ cine teatro é muito positiva”, diz Bruel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário