terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

José Aguiar lança novo livro: “Nada Com Coisa Alguma”

O quadrinista José Aguiar lança nesta terça-feira (24) seu mais novo livro, reunindo pela primeira as tiras de humor da série “Nada Com Coisa Alguma”, publicadas semanalmente desde 2011 no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba. Uma edição de colecionador de tiragem limitada, com acabamento de alta qualidade e um projeto gráfico inovador. A noite de autógrafos acontece no Restaurante Menina Zen (rua Itupava 1353, Alto da XV, f: 3018-5178), a partir das 19h, com uma exposição com ampliações de tiras publicadas no livro.
Sem personagens fixos e sem limitação de tema, gênero ou formato, “Nada Com Coisa Alguma” é uma tira totalmente inusitada e experimental. Nela o também colaborador do Guia Curitiba Apresenta, José Aguiar, exercita as possibilidades gráficas e narrativas do pequeno espaço de uma tira de humor.
É meu cantinho particular, um lugar onde faço aquilo que não poderia fazer em nenhuma outra HQ. É onde reflito sobre o mundo, sobre mim mesmo, divago, fantasio e me divirto. Sem a obrigação de ser engraçado. Essa motivação da tira também se estendeu ao projeto gráfico do livro. Não faria sentido simplesmente reunir as tiras como se faz num livro convencional do gênero. No espaço do livro, diferente do jornal, eu pude repensá-las e remontá-las. Dar-lhes outro peso e significado. Há tiras que interferem na diagramação de outras, algumas que tem uma ou duas páginas e outras que se espalham por todo o livro. Minha proposta foi a de valorizar não só o conteúdo, mas também o objeto tridimensional, o prazer de folhear a edição. É quase como se um livro de tiras pudesse se tornar uma graphic novel”.
O livro "Nada Com Coisa Alguma" foi viabilizado através do site de financiamento colaborativo Catarse, com o apoio de 415 pessoas que compraram antecipadamente o livro. Na noite de lançamento ele estará à venda ao público pelo valor de R$ 50,00. Também serão comercializadas outras obras de Aguiar publicadas pela Quadrinhofilia como “Folheteen- Direto ao Ponto”, “Vigor Mortis Comics” e “Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha”, indicado ao Prêmio Jabuti. Após o lançamento a obra estará à venda online em www.lojaquadrinhofilia.com.br.

O autor - José Aguiar é quadrinista, roteirista e editor da Quadrinhofilia, seu selo independente que publica as séries de quadrinhos Folheteen e Vigor Mortis Comics. Recebeu diversos prêmios por suas HQs no Brasil e publicou na França a série Ernie Adams para Éditions Paquet. É cocriador e curador do Cena HQ, que realiza leituras dramáticas mensais de quadrinhos no Teatro da Caixa e da Gibicon, eventos realizados em Curitiba e premiados com o Troféu HQMIX. Foi também indicado ao Prêmio Jabuti pelas ilustrações de seu livro Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha e ao HQMIX de melhor roteirista pela graphic novel Folheteen – Direto ao Ponto. Atualmente publica suas tiras Folheteen na revista cultural Curitiba Apresenta e Nada Com Coisa Alguma no jornal Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário