quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Mostra “A América de John Ford” no Sesc Paço da Liberdade

O gênero do faroeste deve a alguns  cineastas o status que adquiriu no panteão da sétima arte. Pois foram poucos os realizadores que transformaram aquelas histórias de homens brutos, mulheres indefesas, índios selvagens e um oeste a ser desbravado em obras de arte. John Ford foi um deles. Na verdade, o maior deles.
Ao longo de sua carreira, entre 1917 e 1976, foram impressionantes 133 longas-metragens e alguns dos filmes mais importantes do gênero e do cinema norte-americano. O cinema de John Ford é marcado pela clareza de opiniões sobre o homem, a história e a sociedade norte-americana. Ford sempre foi profundamente dedicado à humanidade de seus personagens, independente de sua posição social. Nos cinco filmes que compõem a mostra “A América de John Ford” é possível enxergar alguns desses exemplos.
Todos os filmes têm entrada franca e o Sesc Paço da Liberdade está situado na Praça Generoso Marques. Confira a programação:

Dia 11, 19h: A MOCIDADE DE LINCOLN (1939, PB, 100 min, 12 anos) com Henry Fonda, Alice Brady e Marjorie Weaver.
Sinopse: Nova Salem, Illinois, 1832. Uma família que está viajando em uma carroça necessita de mantimentos da loja de Abraham Lincoln e a única coisa de valor que eles têm para trocar é um livro sobre Direito. Abraham fala sobre suas ambições com Ann, uma jovem mulher que logo morre. Ele se muda para Springfield, a nova capital do estado, e em 1937, juntamente com o amigo John T. Stuart abre um escritório de advocacia.

Dia 12, 19h: NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS (1939, PB, 97 min, 16 anos) com John Wayne, Claire Trevor e Thomas Mitchell.
Sinopse: Um grupo de nove pessoas é obrigado a embarcar em uma perigosa jornada em cima de carruagens pelo Arizona, em um território indígena. Sendo levados por cavalos durante bastante tempo, cada um tem o seu motivo pessoal para realizar tal viagem. No meio do caminho, eles terão que enfrentar Geronimo e seus guerreiros apaches, e contra eles contarão apenas com a ajuda do cowboy Ringo Kid.

Dia 13, 19h: VINHAS DA IRA (1940, PB, 130 min, 12 anos) com Henry Fonda, Jane Darwell e John Carradine.
Sinopse: Oklahoma, Grande Depressão. Tom, filho mais velho de uma pobre família de trabalhadores rurais, retorna para casa após cumprir pena por homicídio involuntário. Ele planeja levar os parentes até a Califórnia, onde dizem que trabalho não falta. Durante a viagem, eles passam por diversos tipos de provações e quando finalmente chegam na “Terra Prometida”, descobrem que é um lugar bem pior do que aquele que deixaram.

Dia 14, 19h: RASTROS DE ÓDIO (1956, COR, 119 min, 12 anos) com John Wayne, Jeffrey Hunter e Vera Miles.
Sinopse: O veterano da Guerra Civil Ethan Edwards chega ao Texas em 1868, e encontra o seu irmão e a família dele. Entretanto, no dia seguinte, comanches invadem o rancho e matam o seu irmão e Martha, a esposa dele. Além disso, raptam as duas filhas do casal. Ethan parte em uma busca vingativa pelas meninas junto com o companheiro Martin, um mestiço que logo percebe que Ethan está obcecado por matar os índios e cheio de ódio racista. Eles encontram o corpo da mais velha, e saem em busca da caçula, que procuram por mais cinco anos no deserto.

Dia 15, 15h: O HOMEM QUE MATOU O FACÍNORA (1940, PB, 119 min, 12 anos) com James Stewart, John Wayne e Lee Marvin.
Sinopse: A cidade de Shinbone, no Velho Oeste, recebe a visita de Ransom Stoddard, senador que vai para o funeral de Tom Doniphon, vaqueiro do qual era muito amigo. Ao ser entrevistado por um repórter, Ransom começa a contar que sua fama começou quando ainda era um advogado recém-formado e Liberty Valance matou um perigoso bandoleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário