terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Peça “O Império da Paixão em Fatias Parcimoniosas” inicia nova temporada no Falec

Inspirada em uma tragédia pessoal e familiar, narrada por Nelson Rodrigues em 1947 e transpassada por paixão, ciúme, traição, ódio, medo, vingança, loucura e crimes, a Boreal Companhia de Teatro faz segunda temporada de seu mais novo espetáculo. “O Império da Paixão em Fatias Parcimoniosas” fica em cartaz de 4 a 15 de fevereiro, no Espaço Cultural FALEC.
A origem da montagem remonta ao ano de 1944, quando Nelson Rodrigues começou a produzir romances que circularam, sob a forma de folhetim, para uma publicação chamada O Jornal. Com o objetivo de obter uma maior aceitação da coluna, o autor assumiu o pseudônimo de Suzana Flag e deu certo. A publicação da coluna diária fez triplicar a vendagem do jornal. Daí até 1947 vieram mais seis colunas sob a mesma assinatura, todas publicadas com estrondoso sucesso, e dentre eles a autobiografia “Minha Vida” - inspiração do espetáculo, na qual Suzana Flag conta sua própria história de vida.
Trazemos para cena uma primorosa trama rocambolesca, típica dos folhetins, mas no melhor estilo rodrigueano. A história é recheada de acontecimentos e surpresas dentro de um núcleo familiar diverso: uma filha órfã dos pais, a mãe adúltera, a avó manipuladora, as tias solteironas, e um tio imprevisível”, destaca a diretora e produtora do espetáculo, Cris Betina Schlemer.
Em cena estão os atores Thyane Antunes, Pureza Amorim e Thiago Falat, que dividem o palco e também os personagens, como explica Cris: “a dinâmica do espetáculo permite que o mesmo personagem seja encenado por um ou mais atores, sem que isso atrapalhe a compreensão do enredo”.
No processo de criação deste espetáculo, a companhia continuou a investigar a temática do “sonho” e suas implicações cênicas - como foi em “Pretérito Imperfeito”, montagem anterior do grupo. Mas, desta vez, menos focados na construção dramatúrgica do sonho e mais nas possiblidades que o estado do sonho pode oferecer. “Nosso interesse se voltou para a palavra “Sonho” como um estopim, um motivador, um início ou pano de fundo que permeasse a investigação de climas, ambientações e uma interpretação pertinente”, finaliza Cris.
O espetáculo foi viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba e tem patrocínio da Ford Metropolitana, Grupo Águia Branca, Hemobanco, Savana Veículos e Santa Brígida Hospital e Maternidade.
As encenações de “O Império da Paixão em Fatias Parcimoniosas” acontecem quinta a a sábado, às 20h;  aos domingos, às 18h e 20h. O Espaço Cultural Falec está situado na rua Mateus Leme, 990, Centro Cívico e os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia); Aos domingos, 18h, os ingressos podem ser trocados por uma lata de leite em pó ou um quilo de alimento não perecível. Pessoas com mais de 60 anos não pagam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário