quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Nova iluminação valoriza Parque Tanguá e amplia segurança de usuários

O Parque Tanguá está com nova iluminação. Durante o mês de janeiro, o local recebeu intervenções para melhorar a iluminação pública e assim assegurar aos visitantes mais segurança, além de valorizar os atrativos naturais do parque. Localizado no bairro Pilarzinho, o Parque Tanguá é um dos principais pontos turísticos de Curitiba.
O túnel do parque, que tem extensão de 45 metros e une antigas pedreiras, ganhou uma novidade. Dez luminárias de LED de 32watts foram instaladas no local em substituição aos cinco refletores convencionais, que estavam danificados. As novas luminárias enfatizam o formato das paredes do túnel sem ofuscar a beleza natural da rocha. Foi também instalado um relê de tempo que controla os projetores e as luzes do túnel, permanecendo acesas por cinco horas após o anoitecer.
Nas trilhas de caminhada, as luminárias e postes danificados foram substituídos e instaladas novas lâmpadas de vapor metálico de 100 watts. Também foram trocadas as lâmpadas apagadas dos estacionamentos, dos postes republicanos e tulipas do Jardim Potty Lazzarotto, e executada a limpeza dos globos.
O paredão de 65 metros de altura da antiga pedreira recebeu reforço em sua iluminação cênica. Em razão do mau funcionamento, os 30 refletores foram substituídos por projetores com lâmpadas de vapor metálico de 400 watts de potência. “Isso possibilita um excelente desempenho fotométrico e proporciona uma sensação estética agradável, com um efeito de faixas claras e sombreadas no paredão, que refletem no lago”, explica o diretor do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Fábio Ribeiro Camargo.
Ainda segundo o diretor, as lâmpadas metálicas possuem alto índice de reprodução de cor e maior tempo de vida útil, se comparadas às lâmpadas de vapor de sódio.
As intervenções no parque custaram pouco mais de R$ 90 mil. 

Uso - A revitalização da iluminação no Parque Tanguá tem por objetivo incentivar o uso do espaço público por moradores da região, visitantes e turistas e integra um plano de ações do Departamento de Iluminação Pública para manutenção e melhorias em parques e praças. “A população tem que ser fiscal do equipamento público. Tem que zelar pelo espaço que é um bem para todos desfrutarem. Quanto mais pessoas utilizarem o espaço público, mais fácil é conservar e manter longe da ação de vândalos”, comentou o diretor.
Ações de vandalismo em parques da cidade, inclusive envolvendo o sistema de iluminação pública, devem ser denunciadas à Guarda Municipal. Solicitações de manutenção de equipamentos devem ser feitas pela Central de Atendimento 156.
Conforme a Secretaria de Obras Públicas, novos projetos de revitalização de iluminação em parques de Curitiba estão em fase de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário