terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Mostra apresenta obras-primas do cinema expressionista alemão

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) apresenta de 25 a 27 de fevereiro, às 19h30, no Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura), a mostra “Obras-Primas do Cinema Expressionista Alemão”. A entrada é gratuita e os filmes são indicados para maiores de 14 anos.
O cinema expressionista surgiu no início da década de 1920, na Alemanha, e revolucionou a estética cinematográfica vigente com filmes que se destacavam pelo trabalho criativo da fotografia, em preto e branco de alto contraste, com o uso de cenografia estilizada e da interpretação dos atores fora dos padrões naturalistas. As obras apresentam uma visão sombria da vida, com personagens atormentados e grotescos em histórias que exploram o sobrenatural, o terror e a criminalidade. Sua influência afetou diversas cinematografias e ainda é muito presente no cinema contemporâneo.
O longa "Nosferatu - Uma Sinfonia de Horror" é a primeira adaptação para o cinema do livro "Drácula", de Bram Stoker, cujo título foi alterado por questões de direitos autorais. "M, O Vampiro de Dusseldorf" foi inspirado na história real de um serial killer alemão e "O Gabinete do Dr. Caligari" é o filme que tornou o movimento conhecido mundialmente.

Programação:

Dia 25 - NOSFERATU - UMA SINFONIA DEHORROR (1922), de F. W. Murnau, com Gustav von Wangenheim, Max Schreck e Greta Schröder. Hutter, agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock, que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen, a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

Dia 26 - M, O VAMPIRO DE DUSSELDORF (1931), de Fritz Lang, com Peter Lorre, Otto Wernicke e Gustaf Gründgens. Franz Becker é um assassino em série de crianças, que se aproxima das suas vítimas enquanto assobia sempre uma mesma música. Depois de diversos crimes, a cidade é tomada pelo frenesi da investigação policial, e se torna um caos, enquanto o assassino vive uma vida simples e normal. A cobertura da imprensa, a ação de vigilantes e a pressão política acabam por atrapalhar o trabalho dos policiais. Na caçada ao homem que mata crianças, além de toda a sociedade e a polícia, os bandidos marginalizados também se juntarão.

Dia 27 - O GABINETE DO DR. CALIGARI (1920), de Robert Wiene, com Friedrich Feher, Hans Heinrich von Twardowski e Conrad Veidt. Francis e o amigo Alan visitam o gabinete do Doutor Caligari, onde conhecem Cesare, um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá. Assim acontece e Alan acorda morto no dia seguinte, o que faz com que Francis suspeite de Cesare. Francis então começa a espionar o que o sonâmbulo faz com a ajuda da polícia. Para descobrir todos os mistérios, Francis acredita só haver uma solução: adentrar no misterioso gabinete do Doutor Caligari.

O Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura) está situado na rua Cruz Machado, 138, Centro. Mais informações: 3321- 4729.

Nenhum comentário:

Postar um comentário