sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

MON recebe novas obras apreendidas na Operação Lava Jato

Um novo lote de obras de apreendidas pela Polícia Federal na 9ª fase da Operação Lava Jato ficará sob a guarda do Museu Oscar Niemeyer. As obras, que estavam no Rio de Janeiro, chegaram na manhã desta quarta-feira (11) ao MON. Elas foram entregues pelos delegados Marcio Adriano Anselmo (coordenador da operação) e Igor Romário de Paula (de combate ao crime organizado). A vinda para Curitiba contou com apoio da empresa Millenium, especializada em transporte de obras de arte.
No lote estão 48 peças de importantes artistas como Vik Muniz, Salvador Dalí, Nelson Leirner, Sergio Ferro, Cícero Dias, Daniel Senise, Carlos Vergara, Miguel Rio Branco, Amilcar de Castro entre outros. Elas se somam às demais 16 obras recebidas pelo MON no ano passado, também assinadas por artistas importantes como Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Mario Gruber entre outros e que podem ser vistas na exposição Acervo MON - Aquisições 2013/2014.
A diretora do MON, Estela Sandrini, afirma que é muito importante para o espaço receber essas obras. Segundo ela a equipe do museu irá agora fazer a conferência e identificação de todas as obras para formular os laudos técnicos. Depois as obras serão mantidas em quarentena para analisar se há agentes como cupins e fungos que podem pôr em risco outras peças do acervo. Após esse período elas passam pela higienização e conservação e entram na reserva técnica do Museu e também devem ser expostas no futuro. “Para o museu, receber mais este lote é algo de valor inestimável. São peças de artistas importantíssimos que teremos o papel de guardar e esperamos mostrar para o público em breve”, afirma Estela.
O delegado que coordena a operação, Marcio Adriano Anselmo, explicou que as obras foram levadas ao MON por conta do espaço já ter a guarda das outras peças, além das condições adequadas para abrigá-las. “O museu já é nosso parceiro no armazenamento de outras obras e não seria diferente com estas, pois ele tem as condições necessárias à sua correta conservação e armazenagem”, explica Anselmo.

Exposição - As obras recebidas no ano passado estão em exposição na mostra “Acervo MON - Aquisições 2013/2014” que fica em cartaz até o dia 8 de março e tem quadros de artistas como Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Aldemir Martins, Cícero Dias, Claudio Tozzi, Heitor dos Prazeres, entre outros.

O Museu Oscar Niemeyer fica aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 10 às 18h e os ingressos custam R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Menores de 12 anos e maiores de 60 têm entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário