terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Biblioteca Pública abriga exposição sobre o acervo da polícia política no Paraná

A Biblioteca Pública do Paraná está recebendo a exposição “Indícios: o Paraná Durante a II Guerra Mundial no Acervo da Polícia Política”. A mostra reúne 9 painéis com imagens produzidas pela polícia política, ou apreendidas por ela, como provas de crime político. Além disso, um aparelho de TV exibirá um vídeo com breves biografias de pessoas detidas pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) e trechos de documentos produzidos pela polícia. A curadoria é do professor do curso de História, Memória e Imagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Rodrigo Rodriguez Tavares. A exposição segue em cartaz no Hall Térreo até 28 de fevereiro. A entrada é franca.
Tavares afirma que a exposição tem um diferencial: “o ineditismo do conjunto de fontes em uma exposição”. Durante 6 meses, Tavares e 14 alunos do curso de História, Memória e Imagem da UFPR realizaram pesquisas e discussões sobre um período importante da História do Brasil e do Paraná, a partir da documentação apreendida e produzida pela polícia política. “Trata-se de um trabalho que vai jogar luzes sobre um período turbulento, e recente, da nossa História”, diz Tavares.
Participaram do processo de pesquisa e elaboração da montagem os seguintes alunos do curso de História, Memória e Imagem da UFPR: Alice Fernandes Freyesleben, André Gustavo Lescovitz Cunha, Beatriz Martins de Castro, Beatriz Robaina Virmond, Bruna Goncalves de Padua Reis, Carolina Elisabeth Goncalves Borges, Eloana Santos Chaves, Fabiane Miriam Furquim, Juliana Alves, Leonardo Miner Monente, Luanna Fernanda da Cruz Bach, Mariana Maximino, Yasmin Bassetti Kofanovski e Yris Alves Rosa.
Em março de 2015, Tavares também assinou a curadoria, em parceria com Magnus Pereira, da mostra “Mundos Novos Ilustrados”, com ilustrações dos livros de viagem científica do século XVIII, que seguiu em cartaz na BPP até 4 de maio.

A mostra “Indícios: o Paraná Durante a II Guerra Mundial no Acervo da Polícia Política”. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h; sábados, das 8h30 às 13h. Mais informações: 3221-4917.

Nenhum comentário:

Postar um comentário