sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Orquestra sinfônica e coro encerram fase erudita com Carmina Burana

Com 420 integrantes, a orquestra sinfônica e o coro de alunos da 34ª Oficina de Música de Curitiba fazem neste sábado (16), no Teatro Guaíra, o concerto de encerramento da fase erudita. A expectativa é de um espetáculo grandioso, já que a obra escolhida para marcar esta edição é “Carmina Burana”, na famosa versão de Carl Orff, considerada uma das obras corais e instrumentais mais importantes do século 20.
Os dois grupos, formados por estudantes de canto e dos mais variados instrumentos de orquestra, estarão sob o comando geral dos regentes Cláudio Cruz e Mara Campos. O espetáculo contará ainda com a participação dos cantores solistas: Marília Vargas (soprano), Jabez Lima (contratenor) e Erick Eduardo (barítono).
“Carmina Burana” é uma obra coral baseada em poemas profanos escritos em latim e alemão medievais, provavelmente entre os séculos 12 e 13, encontrados num mosteiro da Baviera, em 1837. Os poemas fazem exaltações ao jogo, ao amor e ao vinho, e críticas mordazes às autoridades eclesiásticas, à hipocrisia e ao poder econômico da época. Obra exuberante com grande força rítmica, Carl Orff apresentou-a pela primeira vez na Alemanha em 1937, em pleno período de ascensão do III Reich.

Outros concertos – Antes do espetáculo de encerramento da fase erudita, outros concertos estão na programação deste sábado, marcando o final do trabalho desenvolvido nos cursos de prática de instrumentos. Às 12h30, na Capela Santa Maria, será realizado o concerto de música contemporânea da classe dos professores de composição Flo Menezes e Harry Crowl.
Um conjunto instrumental, sob a regência de Simone Menezes, interpretará peças compostas pelos alunos durante a Oficina. No programa também estão uma obra de Harry Crowl (Tropicus interemptus), de Flo Menezes (Scriptio), de Igor Stravinsky (Octeto para flauta, clarinete, dois fagotes, dois trombones e dois trompetes) e de Gilberto Mendes, compositor brasileiro que faleceu no início deste ano, aos 94 anos. O concerto será dedicado a ele. A peça escolhida para homenageá-lo foi “Ulisses em Copacabana surfando com James Joyce e Dorothy Lamour”.
Os alunos das classes de música antiga formaram uma orquestra e se apresentam às 15h30, no Teatro do Paiol. A Orquestra de Cordas da 34ª Oficina faz a sua apresentação às 16h, na Capela Santa Maria, sob a regência de Reginaldo Nascimento. No programa, obras de Edward Elgar (Serenata para cordas), Jeff Manookian (Suite “Carminos argentine”), Heitor Villa-Lobos (Três miniatures) e Bela Bártok (Romanian folk songs).
A Oficina de Música prossegue até 27 de janeiro, com novos cursos e espetáculos de música popular brasileira. A abertura da fase de MPB será neste domingo (17), com o espetáculo “Orquestra À Base de Corda convida Pife Muderno”, com direção musical de João Egashira e Carlos Malta.

Mais informações: www.oficinademusica.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário