quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Centro Histórico irá receber nova iluminação com lâmpadas mais modernas

A região central de Curitiba, em especial o Centro Histórico, receberá nova iluminação pública. O projeto de modernização foi finalizado pelo Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras e a licitação deverá ser lançada em breve. A intervenção integra o Plano de Iluminação Pública do município, lançado em 2015 pelo prefeito Gustavo Fruet, e que está em execução.
Na primeira fase, aproximadamente 20 ruas (relação abaixo) do Centro e do São Francisco, o entorno da Praça Tiradentes e a Praça Generoso Marques serão contemplados com a substituição de luminárias e lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de vapor metálico. Outras 100 luminárias decorativas, com lâmpadas LED, serão implantadas em quatro vias. 
Fizemos um levantamento técnico na área e constatou-se a necessidade da troca. A ação vai atender uma constante reivindicação da comunidade e comerciantes locais que desejam melhorias na iluminação e segurança da região”, comentou o diretor de Iluminação Pública, Fabio Ribeiro de Camargo.
As melhorias na iluminação refletem também na valorização dos espaços, já que o Centro Histórico de Curitiba é um dos principais pontos de visitação da cidade. Também auxilia na percepção de segurança.
A segunda fase do projeto de iluminação vai beneficiar a Travessa Nestor de Castro e na sequência a Rua Dr. Muricy. O projeto de modernização de iluminação na região central será complementado pelo projeto de reparação e melhoria de eficiência energética dos postes republicanos, que está na fase de elaboração orçamentária.

Centro Histórico - A requalificação do Centro Histórico pela Prefeitura de Curitiba conta com o apoio e a participação de diversos órgãos como Ippuc, Academia Paranaense de Letras, Fecomercio, Rede Empresarial do Centro Histórico, Administração Regional Matriz, Gestão de Gabinete Integrado, Secretaria do Estado para Assuntos Estratégicos, Polícia Militar e Câmara Municipal.
No ano passado aconteceram reuniões com integrantes destes órgãos para discutir ações visando a revitalização do Centro Histórico, dentre elas melhorias na iluminação pública. Em dezembro, o Ippuc também apresentou esboços e projetos para a requalificação da Praça João Cândido e também de algumas ruas da região como Voluntários da Pátria, Saldanha Marinho e Ébano Pereira. Já o Instituto Municipal de Turismo (Ctur) mostrou os roteiros de turismo autoguiados que foram elaborados pela entidade e que deverão ser lançados em 2016. Oito roteiros serão lançados pelo Ctur  -- cinco dos quais passam pelo Centro Histórico de Curitiba.
O Belvedere – prédio histórico que fica na Praça João Cândido, bairro São Francisco – vai ter o primeiro andar reformado, para a instalação de um café. A restauração total acontecerá na sequência e será custeada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O processo de revitalização do Centro Histórico de Curitiba já conta com algumas medidas executadas pela Prefeitura de Curitiba, como a revitalização das ruas Riachuelo e São Francisco e o restauro do Paço Municipal que foi custeado pelo Sesc (Serviço Social do Comércio).

Ruas beneficiadas pelo projeto

Rua Paula Gomes – toda extensão
Rua Carlos Cavalcanti – toda extensão
Rua 13 de Maio – toda extensão
Rua Trajano Reis – entre Inácio Lustosa e Largo da Ordem
Rua Duque de Caxias – entre Inácio Lustosa e Largo da Ordem
Rua Mateus Leme – entre Inácio Lustosa e 13 de Maio
Rua Barão do Serro Azul – entre Inácio Lustosa e Travessa Nestor de Castro
Rua Kelers – toda extensão
Rua Ermelino de Leão – entre Jaime Reis e Cruz Machado
Rua Ébano Pereira – Entre Kelers e Cruz Machado
Rua Dr. Muricy – entre Jaime Reis e Travessa Nestor de Castro
Rua Saldanha Marinho – entre José Bonifácio e Visconde de Nácar
Rua Cruz Machado – entre Visconde de Nacar até Praça Tiradente
Rua Cândido Lopes/Carlos de Carvalho – entre Visconde de Nacar até Praça Tiradentes
Entorno da Praça Tiradentes
Rua João Garcez – toda extensão
Praça Generoso Marques
Travessa Tobias de Macedo – toda extensão
Rua Jaime Reis – toda extensão
Avenida Augusto Stelfeld - entre Dr. Muricy e Visconde de Nacar
Rua do Rosário – entre Largo da Ordem e Travessa Nestor de Castro

Luminárias decorativas

Rua Trajano Reis
Rua Duque de Caxias
Rua Mateus Leme (entre Inácio Lustosa e 13 de Maio)
Rua do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário