quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Músicos do Brasil e Argentina estão na programação da Oficina de Música

A programação artística da 34ª Oficina de Música de Curitiba nesta sexta-feira (22) é bem variada, com shows reunindo músicos brasileiros e argentinos. O primeiro a se apresentar é o grupo Nymphas (foto), de Curitiba, às 12h30, na Capela Santa Maria. O grupo Dura Tierra, de Buenos Aires, faz show às 19h, no Teatro do Paiol. No mesmo horário, na Capela Santa Maria, acontece o espetáculo de bandas, com alunos do professor Maurício Pereira. Às 20h, no Paço da Liberdade, dividem o palco os argentinos Gabriel Costa (clarinete) e Hector Costita (saxofone). Para terminar a noite, dois grandes talentos do violão, Paulo Belinati e Marco Pereira, fazem o show das 21h no Teatro da Reitoria da UFPR.
O grupo Nymphas faz o lançamento do CD “Brejeiro”, com um repertório totalmente dedicado a choros, serestas, valsas-choro e afins, incluindo obras como “Carinhoso”, de Pixinguinha, “Lua Branca”, de Chiquinha Gonzaga, e “Brejeiro”, de Ernesto de Nazareth, além de choros dos compositores paranaenses.
Neste show, o grupo apresenta o repertório completo do novo trabalho com a participação dos músicos Sérgio Justen (piano), Vinícius Chamorro (violão de sete cordas), Ricardo Janotto (percussão) e Daniel Migliavacca (bandolim). Integram o grupo atualmente Carmen Bakker, Cristina Bakker, Rosa Lídia, Rosa Maria, Mara Fontoura, Mariana Fontoura, Juju Fontoura e Helena Bel. Para esta apresentação o Nymphas contará também com a participação especial de Gabriella Fontoura.
O professor Mauricio Pereira orientou um dos cursos novos da Oficina de Música (worshop de bandas), em que os participantes aprendem a conceber o show como espetáculo e, portanto, a pensar sua produção para além da parte musical, preocupando-se também com postura de palco, parte técnica, iluminação, divulgação e roteiro. Seus alunos fazem uma apresentação mostrando os resultados desse aprendizado.
O duo Paulo Bellinati & Marco Pereira são outra grande atração. Os violonistas unem seus violões, arranjos e composições neste encontro inédito. Com brilhantes carreiras individuais, vários CDs solo gravados nos Estados Unidos, Europa e Brasil, ambos conquistaram reconhecimento internacional tendo seus arranjos e composições gravados e tocados pelos maiores intérpretes da atualidade. Para esse encontro especial Pereira e Bellinati decidiram homenagear grandes mestres da música brasileira, escolhendo obras de Dilermano Reis, Garoto e Dominguinhos, adaptadas para a sonoridade desse novo duo.

Argentinos - Com mais de dez anos de trajetória, o grupo Dura Tierra vem da Argentina para apresentar canções originais, projetando-se como uma das bandas mais representativas da música popular latino-americana da atualidade. O grupo reúne Micaela Vita (voz), Juan Pablo Saraco (violões), Matias Zapata (teclado e acordeão), Nicolás Arroyo (bateria, percussão e voz) eTomas Pagano (baixo).
Da Argentina também vêm o clarinetista Gabriel Castro (atualmente radicado em Curitiba) e o saxofonista Hector Costita, que juntos apresentam um espetáculo de música instrumental baseado em suas mais recentes composições. Os dois músicos trilham caminhos em que a música rio-platense, como o candombe, une-se de maneira harmônica ao jazz contemporâneo e às diversas correntes da música brasileira.

Mais informações: www.oficinademusica.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário