quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Karina Muniz Viana assume a direção do Museu da Imagem do Som do Paraná

A gestora museológica da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), Karina Muniz Viana, é a nova diretora do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR).  Bacharel em Gravura, Karina é especialista em Gestão da Informação e Inovações Tecnológicas. Atualmente também é mestranda em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.
A escolha da Karina está de acordo com o novo direcionamento que queremos dar ao museu. Além disso, o trabalho que ela vem desenvolvendo nos últimos anos aqui na Secretaria da Cultura não deixa dúvidas de sua capacidade técnica e de gestão de projetos, fundamentais para a função”, comenta o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.
Nas palavras da própria Karina, o MIS-PR “vive um de seus momentos de maior transitoriedade. Desperta de um sono de 12 anos e assume o desafio de resignificação da sua identidade social”.
Karina assume também a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) no lugar do historiador Renato Carneiro, que permanece como diretor do Museu Paranaense e inicia agora um projeto de interiorização do museu, parte dos planos e metas da Secretaria da Cultura para os próximos anos.

Trajetória - Há 12 anos atuando no campo da Museologia, Karina Muniz Viana esteve à frente de vários projetos em diferentes espaços da esfera pública. Em 2004 foi responsável pela criação do Museu da Extensão Rural, estrutura integrante da Emater. Em 2006 coordenou o projeto de digitalização do Museu do Cartaz, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). Em 2007, assumiu a área de Museologia do Museu Oscar Niemeyer (MON), onde foi responsável pela reestruturação e informatização do acervo artístico. Também coordenou a implantação da base de dados DONATO no MON, mesmo sistema utilizado pelo Museu Nacional de Belas Artes (MNBA).
A partir de 2011, Karina passou a integrar a equipe da COSEM, onde foi responsável pela implantação da Rede de Informações Museus Paraná, acervo online que integra o banco de dados de todos os museus do Estado, incluindo bibliotecas, arquivos, acervos artísticos, históricos, etnográficos e arqueológicos. Com mais de 145 mil registros, o Museus Paraná se tornou referência nacional em sistemas de gestão de acervos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário