terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Espaço Cultural INC recebe exposição “Arte na Medicina” até final de fevereiro


Até o final de fevereiro, o Espaço Cultural INC, localizado no Pátio Batel, recebe a exposição “Arte na Medicina”, que retrata a relação entre da prática da medicina e obras de arte. São apresentados trabalhos de artistas como Leonardo da Vinci, Goya, Rembrant, entre outros. Em cada uma deles, é explicada a relação da pintura com a prática médica, como por exemplo, do cérebro ao fundo da imagem divina existente na “A Criação de Adão”, de Michelangelo. Todas as informações também são disponibilizadas em um totem digital.
A mostra nasceu de uma parceria entre o historiador Marcos Araújo e o neurocirurgião Maurício Coelho Neto. Segundo eles, antes da captação de procedimentos cirúrgicos por meio de imagens e vídeos, a retratação de sintomas e diagnósticos era traduzida, muitas vezes, por meio de quadros e esculturas. Essas obras, apesar do desconhecimento do grande público, confundem-se com a época de descobertas médicas ou, por vezes, retratavam problemas cuja origem ainda não tinha explicação à época.
Sempre discuti com Maurício os aspectos que envolvem História, Arte e Medicina”, reflete Araújo. “A partir dessas conversas, surgiu a ideia de fazermos algo sobre o tema. Com o apoio do Hospital INC demos início à seleção das obras e conceitos por trás de cada uma delas”, explica o historiador Marcos Araújo.
Primeiro, foi realizado um estudo sobre a história da Arte e sua aproximação com a Medicina em cada período de quadros selecionados. “Por ser exposta em um lugar de doença e tensão natural, que é o hospital, as obras não poderiam ser muito estressantes, nem atrapalhar o trabalho médico importante do dia a dia”, complementa o neurocirurgião Maurício Coelho Neto. “Selecionamos algumas obras específicas sobre neurologia e algumas de doenças em geral, como o quadro ‘A Criação de Adão’, de Michelangelo”, complementa.
Na avaliação de ambos, a exposição é importante pelo seu potencial educativo: mostrar às pessoas essa relação pouco exploradas. “Queremos demonstrar como as doenças – e a busca pela cura desses transtornos – estão entranhadas nas sociedades há eras e como a arte representou a inserção, o estigma e a relação entre médico e paciente”, aponta Araújo. “Isso nos ensina sobre nós mesmos, a ciência e a arte: é a capacidade de representar as coisas do mundo”.

A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. O Espaço Cultural INC fica no piso S1 do Pátio Batel, localizado na Avenida do Batel, 1868, Batel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário