quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Masterclass gratuita de roteiro marca lançamento da nova edição do NPA de Curitiba


A roteirista e diretora curitibana Jessica Candal e o roteirista e professor da renomada escola de cinema latino-americana, EICTV-Cuba, Daniel Tavares irão ministrar na Cinemateca, em Curitiba, a Masterclass de Roteiro de abertura das atividades do Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba (NPA) – Edição 2020. No dia 7 de fevereiro (sexta), às 19h, haverá o encontro de lançamento do evento e abertura oficial das inscrições. A entrada será gratuita e não será necessário fazer inscrição para participar. Mas, é bom lembrar que a capacidade do espaço é de 100 lugares. A masterclass inaugural do Núcleo será nos dias 8 e 9 (sábado e domingo), com entrada também gratuita, mas nesse caso será preciso fazer inscrição, pois são apenas 100 vagas. Para isso é só acessar: www.tambormultiartes.com. Este primeiro encontro irá abordar os fundamentos de desenvolvimento de histórias, como estrutura, personagens, gêneros dramáticos, etapas de desenvolvimento e processos criativos.
A iniciativa, uma das pioneiras nessa área no Brasil, é da Tambor Multiartes que atua no mercado audiovisual em Curitiba há mais de 11 anos, desenvolvendo projetos de formação, educação e produção audiovisual. Em 2019, na primeira edição do NPA, foram 129 inscritos (89 de longa-metragem e 40 de série), destes 24 projetos foram selecionados para desenvolverem seus roteiros. A edição desse ano terá o mesmo formato, 24 roteiristas serão selecionados e irão se reunir ao longo de seis meses. Os encontros com os orientadores, que irão guiá-los na escrita dos seus roteiros de séries e longas-metragens de ficção, serão quinzenais. Como na edição passada, também serão oferecidas, durante esse período, mais três masterclasses, além da inaugural. Todas serão gratuitas, abertas ao público e irão abordar a narrativa audiovisual sob diferentes perspectivas, de acordo com o ministrante convidado. Em agosto, os projetos participantes do NPA serão apresentados numa Mostra Final, aberta ao público, com a presença de produtores locais e da comunidade. As inscrições poderão ser realizadas de 7 de fevereiro a 6 de março também pelo site www.tambormultiartes.com.
As edições sucessivas e regulares do NPA vão criando um espaço de encontro de criadores, realizadores e produtores não só do audiovisual, mas também de outras artes. É um movimento de integração e também de estímulo à produção singular de cada artista. O resultado já está começando a aparecer, com projetos sendo produzidos e aprovados em editais de desenvolvimento e produção. Em breve, veremos alguns desses projetos ocupando espaços de exibição no cinema e na TV. A proposta é que o projeto ganhe mais força ao passar pelo Núcleo, aumentando a probabilidade de viabilizá-lo, além de impulsionar e ajudar a consolidar filmes e séries que trazem as nossas histórias”, declara Marcelo Munhoz, um dos coordenadores do Núcleo.
Mas, para além desses resultados, o NPA é também o cultivo da troca, da fala e da escuta entre artistas, que precisa seguir existindo nesse momento em que a diversidade está sendo atacada de várias formas”, destaca. “Nosso foco esse ano é aprimorar e potencializar cada etapa do processo: as masterclasses, o trabalho do grupo de desenvolvimento e também ampliar, registrar e divulgar mais os resultados da Mostra Final, que desta vez será aberta ao público”, avisa.
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | Profice da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná. Apoio: Copel. Conta ainda com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

SOBRE A TAMBOR MULTIARTES - O NPA é uma inciativa da Tambor Multiartes e teve origem no Núcleo de Dramaturgia Cinematográfica do SESI/PR e no Núcleo Audiovisual SESI/PR que formou roteiristas e ajudou a desenvolver projetos de 2012 a 2015. O Núcleo de Crítica de Cinema em 2016 veio consolidar a formação de pensamento sobre a realização audiovisual. Outro projeto realizado pela Tambor foi o Ficção Viva que trouxe importantes cineastas ibero-americanos para ministrar oficinas de roteiro em Curitiba, como Karim Aïnouz, Kleber Mendonça, Guillermo Arriaga (México), Lucrecia Martel (Argentina) e Pedro Costa (Portugal).
Marcelo Munhoz, um dos coordenadores do NPA, além de fundador da Tambor, foi um dos idealizadores do Projeto Olho Vivo que realizou o Ponto de Cultura Minha Vila Filmo Eu, trabalho de ensino de cinema na Vila das Torres, em Curitiba, que obteve reconhecimento nacional. A Tambor Multiartes realizou ainda o documentário A Grande Nuvem Cinza, com direção de Marcelo Munhoz. Para saber mais visite o site www.tambormultiartes.com.

Sobre os Ministrantes da Masterclass Inaugural:

JESSICA CANDAL - Bacharel em Audiovisual (ECA-USP) e especialista em Poéticas Visuais (EMBAP). Como diretora realizou os curtas-metragens Ainda Ontem, Bárbara na Cidade, Teia e O Espelho de AnA. Na área de curadoria, atuou como criadora e curadora do “Reflexos de Ana – Mostra de Documentários de Mulheres” e colaborou com o “Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba”, "FICBIC – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba" e o festival "COLORS: Cinema+diversidade". E como roteirista, escreveu os longas: Horizonte; Eduardo e Mônica, em parceria com Michele Frantz; Tão Longe do Centro da Terra, em parceria com Aarón Fernández; e Barba Ensopada de Sangue e Ferrugem, em parceria com Aly Muritiba. Em 2014, Horizonte, seu primeiro roteiro de longa-metragem, venceu o Concurso de Pitchings do Olhar de Cinema e em 2017 participou do Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting. E em 2018, Ferrugem ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Gramado. Atualmente está desenvolvendo seu segundo roteiro autoral, “Bárbara na Cidade e Outras Histórias”, além da cinebiografia “A Rua é Nóiz”, em parceria com Aly Muritiba, Toni C. e Emicida.

DANIEL TAVARES - Roteirista, graduado pela UFRJ e pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños/EICTV, Cuba e mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-americana/UNILA. Coordenou a cátedra do curso regular de Roteiro da EICTV entre 2011 e 2013. Participou em laboratórios de desenvolvimento como consultor (Nuevas Miradas, 34o Festival de Cinema de Havana, 2012) e como coordenador (I Festival Latino-americano de Cinema 3 Margens, Foz do Iguaçu, 2017); bem como em comissões técnicas de avaliação de projetos de longa-metragem em editais regionais brasileiros (Funcultura, Pernambuco, 2015; FAC, Distrito Federal, 2016; Polo de Cataguases, Minas Gerais, 2019). Atualmente, mantém atividades docentes no Brasil (Porto Iracema das Artes/CE e Universidade de Fortaleza, UNIFOR) e em Cuba (Curso Regular de Roteiro, EICTV). Em paralelo aos Núcleos Criativos dos quais participa (Muiraquitã Filmes/SP, 2016; Cinema Inflamável/CE, 2017; Videofilmes/RJ, 2018-2020) e as consultorias profissionais de roteiro para ficção e documentário, escreve e desenvolve projetos em parceria com roteiristas, produtorxs e diretorxs do Brasil e das mais diversas latitudes da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário