segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Guerra ao Terror ganha prêmio do Sindicato dos Produtores


Guerra ao Terror, filme que mostra a rotina de um esquadrão antibombas dos EUA na guerra do Iraque - feito com um orçamento baixo para os padrões de Hollywood - recebeu neste domingo o prêmio de melhor filme do Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos, o que pode ser um bom prenúncio para que se torne zebra no Oscar.

Nos últimos 20 anos, em 13 ocasiões o filme escolhido pela associação de produtores, com 4.200 integrantes, venceu também o Oscar de melhor filme, inclusive em 2009 e 2008 - embora nos três anos anteriores essa coincidência não tenha ocorrido.

"É absolutamente incrível", disse Kathryn Bigelow, a diretora do filme, que descreveu Guerra ao Terror como "um filminho de guerra difícil, rodado no verão do Oriente Médio".

Depois de uma carreira discreta nos cinemas dos EUA, o filme já está disponível em DVD e deve estrear os cinemas brasileiros no próximo dia 5. Ele já havia recebido o Prêmio Escolha dos Críticos de melhor filme, que em 8 das últimas 10 edições coincidiu com o Oscar.

O maior concorrente de Guerra ao Terror nos prêmios parece ser o megassucesso de bilheterias "Avatar", recentemente premiado com o Globo de Ouro, que foi dirigido e produzido por James Cameron, ex-marido de Bigelow.

As indicações ao Oscar serão anunciadas em 2 de fevereiro, e a entrega será feita em 7 de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário