quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Morre o fotógrafo americano Dennis Stock


O fotógrafo norte-americano Dennis Stock, conhecido principalmente por suas fotos de estrelas de Hollywood e de músicos de jazz, morreu na segunda-feira à noite aos 81 anos, anunciou nesta quinta-feira a agência Magnum, para a qual trabalhava há cerca de cinquenta anos.
"É com uma grande tristeza que informamos sobre a morte de Dennis Stock", informou a agência de fotografias, sem indicar as causas e o local de sua morte.
Sua série de fotos de James Dean, em 1955, logo antes de sua morte acidental, é particularmente célebre: a imagem do ator caminhando sob a chuva, com a gola de seu casaco erguida, as mãos nos bolsos e o cigarro no canto da boca, na Times Square (Nova York), ocupou um espaço nas paredes dos quartos de gerações de adolescentes.
Suas fotos sobre o mundo do jazz, que captavam com maestria o ambiente enfumaçado dos clubes e a solidão dos músicos, e, principalmente, da Nova Orleans dos anos 1950, de Sidney Bechet, Louis Armstrong e Miles Davis, também ficarão na memória. Ele reuniu algumas das mais belas em seu livro "Jazz Street". (AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário