domingo, 31 de janeiro de 2010

Um balanço da 28ª Oficina de Música


A 28ª Oficina de Música de Curitiba reuniu mais de 1500 músicos, entre alunos e professores. Os cursos encerram suas atividades na sexta-feira (29), porém a programação do evento se estendeu até domingo (31), quando acontece o show de encerramento da 2ª fase (MPB) com Antonio Nóbrega.

Foram 89 cursos oferecidos em três semanas e cerca de 65 concertos e shows. Com o mote "Quando o erudito encontra o popular e vice-versa", o evento promoveu, além das oficinas e espetáculos, diversas ações sociais, já que músicos tocaram em hospitais e parques, possibilitando envolvimento com a comunidade.

Promovida pela Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba, a Oficina é um dos maiores eventos de música da América Latina. Dentre as atrações apresentadas, destaque para as participações internacionais, presentes nas duas fases - erudita e popular -, como o conjunto americano Fry Street Quartet e o Quarteto de Candombe, do Uruguai. Outra novidade desta edição ficou por conta dos núcleos de Música e Tecnologia e Música Latino-Americana, novidade que agradou, e muito, os alunos participantes.

Marco no calendário cultural de Curitiba, a Oficina de Música contou também com o público, que se fez presente, lotando as apresentações. Com preços acessíveis - entre R$5 e R$10 - a população conferiu uma variedade de apresentações, de música antiga a shows de samba. Além disso, nesta edição, a Oficina esteve engajada na causa ambiental e, entre várias ações de defesa da natureza, promoveu, ao som de muita música, o plantio de árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário